Topo

Mauricio Stycer

Público consagra duas mulheres negras, Jojo e Thelma, no ano dos realities

A Fazenda 2020: Jojo Todynho na final - Reprodução/RecordTV
A Fazenda 2020: Jojo Todynho na final Imagem: Reprodução/RecordTV

Colunista do UOL

18/12/2020 00h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tirando o jornalismo, nenhum outro gênero entrou com tamanha sem cerimônia na casa do brasileiro em 2020 quanto os realities shows de confinamento. Somando a duração dos dois principais, "BBB 20" e "A Fazenda 12", eles estiveram no ar por mais de 50% do ano: foram 98 dias do programa da Globo e 101 da atração da Record - um recorde.

Mais interessante ainda, os dois programas consagraram mulheres negras como vencedoras. Não é a primeira vez, mas é especialmente simbólico em 2020. Foi um ano em que atos de violência com conotação racial foram assunto no Brasil e no mundo, ainda mais depois de julho com a eclosão do movimento Vidas Negras Importam.

Thelma - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Thelma Assis vencedora do BBB 20
Imagem: Reprodução / Internet

A médica Thelma Assis e a cantora Jojo Todynho conquistaram o apoio do público em edições que não discutiram abertamente racismo ou discriminação racial, mas deixaram o assunto no ar, como uma nuvem.

No "BBB", Thelma e Babu conversaram a respeito - o ator falou claramente de um incômodo que sentiu. "A Marcela me olha do mesmo jeito que a minha patroa me olhava. Tenho um trauma desse olhar. Aí eu evito também".

Na "Fazenda", Jojo foi obrigada a ensinar a Biel que não existe um negócio chamado "racismo reverso" - argumento citado pelo cantor numa discussão. "Eu nunca usei minha cor nem minha história para chegar em lugar nenhum. Racismo reverso não existe. O típico racismo branco, nunca será", disse a cantora.

Os participantes não viram, mas o público foi obrigado a assistir ao humorista Carioca encenar um quadro no programa fazendo "blackface" numa imitação do cantor Luis Carlos, do Raça Negra.

A escritora Conceição Evaristo, militante do movimento negro, divulgou mensagem de apoio a Jojo que ajuda a entender o significado desta vitória.

"Escutei muitas falas de Jordana, mas escutei muito também o silêncio machucado dela. Silêncio dolorido guardado que há de explodir depois, na boca da própria Jordana Gleise, ou na de alguém que saiba revestir o silêncio em grito".