Topo

Mauricio Stycer

Televisão terá no segundo turno protagonismo que não teve no primeiro

Colunista do UOL

16/11/2020 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A televisão não teve um papel muito importante no primeiro turno das eleições municipais em São Paulo. Praticamente sem debates e com o tempo do horário eleitoral obrigatório pulverizado entre uma dezena de candidatos, poucos se beneficiaram da exposição na tela.

Bruno Covas, com 3min29 em cada aparição no horário eleitoral, certamente se beneficiou da TV. Já Guilherme Boulos, com apenas 17 segundos, não teve ajuda da TV.

No segundo turno, ambos terão 10 minutos cada em suas aparições no horário eleitoral. É uma mudança importante.

Outra novidade. Debates eleitorais. No primeiro turno foram apenas dois, na Band e na TV Cultura. No segundo turno, serão pelo menos cinco em duas semanas. As datas informadas originalmente (a confirmar) foram: CNN Brasil (16 de novembro), Band (19), SBT (21), Record (21), RedeTV! (24), UOL/Folha (26) e Globo (27). A eleição é dia 29.

O canal de notícias 24 horas já promove o primeiro debate nesta segunda-feira (16), às 20h, com moderação da jornalista Monalisa Perrone. Será um bom indicador do que vem por aí.

Não que a televisão seja o único fator a decidir uma eleição, mas claramente neste segundo turno ela terá um protagonismo que não teve no primeiro turno.