Topo

Mauricio Stycer

Band critica concorrentes que cancelaram debates: "Ruim para a democracia"

Debate com candidatos à prefeitura de São Paulo realizado pela Band na última quinta-feira - Kelly Fuzaro/Band
Debate com candidatos à prefeitura de São Paulo realizado pela Band na última quinta-feira Imagem: Kelly Fuzaro/Band

Colunista do UOL

07/10/2020 21h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Única grande emissora de TV aberta a exibir debates eleitorais no primeiro turno da eleição municipal, a Band se surpreendeu com a decisão dos seus principais concorrentes - Record, SBT e RedeTV!, além de CNN Brasil - de cancelarem os eventos que haviam programado.

"É ruim para a democracia", disse Caio Carvalho, diretor de comunicação da Band e também do canal Arte 1. "Cultura e democracia é algo que temos que cuidar bem".

O executivo considera uma "justificativa pequena" o cancelamento dos debates por medida de segurança. "É perfeitamente possível fazer um debate com 11 candidatos à Prefeitura respeitando todos os protocolos de segurança", disse Carvalho, referindo-se aos debates promovidos pela Band na última quinta-feira (01).

Carvalho observa ainda que o debate é essencial por "prestar um serviço à população com informações sobre os candidatos". A Band, porém, não vai aproveitar o vazio deixado pelos rivais para promover um segundo debate ainda no primeiro turno. A emissora mantém o compromisso de fazer um encontro no segundo turno.

Além das quatro emissoras que cancelaram nos últimos dias, a Globo impôs uma condição que possivelmente inviabilizará o seu: só fará debate onde haja acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados candidatos na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou Datafolha) participem dos encontros.

Todas as emissoras seguem com o plano de realizar debates no segundo turno, onde houver disputa.