PUBLICIDADE
Topo

Leandro Carneiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saídas de Xuxa e Jô foram menos traumáticas na Globo, mas deixaram feridos

Fausto Silva não apresentará mais o "Domingão do Faustão" - Reprodução/Globoplay
Fausto Silva não apresentará mais o 'Domingão do Faustão' Imagem: Reprodução/Globoplay
Leandro Carneiro

Editor de Splash, viciado por qualquer tipo de reality show, inclusive aqueles que os famosos vivem na vida real. Jornalista há mais de 10 anos e palpiteiro desde sempre. Se o assunto for esporte entro em campo também.

Colunista do UOL

18/06/2021 10h28

A notícia de que Faustão deixará a Globo foi um choque. O acerto com a Band e o fim da parceria de 32 anos surpreenderam. Um segundo trauma veio ontem. O contrato que iria até o fim do ano foi interrompido antes da hora, de forma parecida com o que aconteceu com Gugu e SBT.

O relacionamento entre Faustão e Globo foi duradouro, mas terminou com clima de mágoas e instabilidade. Até a equipe do programa foi pega de surpresa com a notícia.

Duas outras estrelas da Globo, Jô Soares e Xuxa, também deixaram o canal nos últimos anos e, aparentemente, a situação foi um pouco menos sofrida, mas mesmo assim resultou em mágoas.

Xuxa

Xuxa - Blad Meneghel/Divulgação - Blad Meneghel/Divulgação
Imagem: Blad Meneghel/Divulgação

Foram quase 30 anos na Globo em diversos programas. Mas a reta final foi na "geladeira". O último contrato de Xuxa com a emissora tinha duração de apenas um ano, acabou no fim de 2014, e a apresentadora não fez nada nesse vínculo.

Ou seja, o último ano de Xuxa foi quase que um contrato para garantir com que a apresentadora não aparecesse em outro canal. O público meio que foi se acostumando a não ter mais a Rainha dos Baixinhos.

Ela se afastou da TV em janeiro de 2014 para tratar uma sesamoidite, uma inflamação causada na sola do pé.

Da Globo, Xuxa migrou para a Record, mas o acerto com a concorrência só aconteceu em 2015 depois que ela já havia saído da emissora carioca.

Mesmo assim, quando chegou na casa nova, Xuxa chegou a reclamar da Globo diversas vezes. "Meu sonho é fazer o que eu quero, antes eu não podia. Eu não podia cantar lá, tinha que pedir permissão, mesmo no Dia das Crianças. Eles falavam que o foco tinha que ser a família e não a criança", falou.

Uma das coisas que eu me sentia muito mal era ver um apresentador ser contra o outro na mesma emissora. E isso acontece muito em outras emissoras. Principalmente na emissora que eu vim acontece muito

Jô Soares

Jô Soares - TV Globo - TV Globo
Imagem: TV Globo

A passagem de Jô foi bem menor que a dos concorrentes, mas deu um total de 16 anos comandando a atração de entrevistas no começo da madrugada.

A Globo falou em fevereiro que o apresentador deixaria a emissora e aquela seria a última temporada. Desde que passou a ir ao ar, em março, ele repetiu diversas vezes que era o ano derradeiro.

Apesar de ter tido tempo para se acostumar com a ideia, a mágoa de Jô era perceptível em algumas conversas que tinha no próprio programa.

Durante a entrevista com o economista Eduardo Gianetti, em setembro, chegou a dizer que não era ele que estava deixando a TV. "A TV que está me deixando".