Topo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saídas de Xuxa e Jô foram menos traumáticas na Globo, mas deixaram feridos

Fausto Silva não apresentará mais o "Domingão do Faustão" - Reprodução/Globoplay
Fausto Silva não apresentará mais o 'Domingão do Faustão' Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

18/06/2021 10h28

A notícia de que Faustão deixará a Globo foi um choque. O acerto com a Band e o fim da parceria de 32 anos surpreenderam. Um segundo trauma veio ontem. O contrato que iria até o fim do ano foi interrompido antes da hora, de forma parecida com o que aconteceu com Gugu e SBT.

O relacionamento entre Faustão e Globo foi duradouro, mas terminou com clima de mágoas e instabilidade. Até a equipe do programa foi pega de surpresa com a notícia.

Duas outras estrelas da Globo, Jô Soares e Xuxa, também deixaram o canal nos últimos anos e, aparentemente, a situação foi um pouco menos sofrida, mas mesmo assim resultou em mágoas.

Xuxa

Xuxa - Blad Meneghel/Divulgação - Blad Meneghel/Divulgação
Imagem: Blad Meneghel/Divulgação

Foram quase 30 anos na Globo em diversos programas. Mas a reta final foi na "geladeira". O último contrato de Xuxa com a emissora tinha duração de apenas um ano, acabou no fim de 2014, e a apresentadora não fez nada nesse vínculo.

Ou seja, o último ano de Xuxa foi quase que um contrato para garantir com que a apresentadora não aparecesse em outro canal. O público meio que foi se acostumando a não ter mais a Rainha dos Baixinhos.

Ela se afastou da TV em janeiro de 2014 para tratar uma sesamoidite, uma inflamação causada na sola do pé.

Da Globo, Xuxa migrou para a Record, mas o acerto com a concorrência só aconteceu em 2015 depois que ela já havia saído da emissora carioca.

Mesmo assim, quando chegou na casa nova, Xuxa chegou a reclamar da Globo diversas vezes. "Meu sonho é fazer o que eu quero, antes eu não podia. Eu não podia cantar lá, tinha que pedir permissão, mesmo no Dia das Crianças. Eles falavam que o foco tinha que ser a família e não a criança", falou.

Uma das coisas que eu me sentia muito mal era ver um apresentador ser contra o outro na mesma emissora. E isso acontece muito em outras emissoras. Principalmente na emissora que eu vim acontece muito

Jô Soares

Jô Soares - TV Globo - TV Globo
Imagem: TV Globo

A passagem de Jô foi bem menor que a dos concorrentes, mas deu um total de 16 anos comandando a atração de entrevistas no começo da madrugada.

A Globo falou em fevereiro que o apresentador deixaria a emissora e aquela seria a última temporada. Desde que passou a ir ao ar, em março, ele repetiu diversas vezes que era o ano derradeiro.

Apesar de ter tido tempo para se acostumar com a ideia, a mágoa de Jô era perceptível em algumas conversas que tinha no próprio programa.

Durante a entrevista com o economista Eduardo Gianetti, em setembro, chegou a dizer que não era ele que estava deixando a TV. "A TV que está me deixando".

UOL

Leandro Carneiro

Editor de Splash, viciado por qualquer tipo de reality show, inclusive aqueles que os famosos vivem na vida real. Jornalista há mais de 10 anos e palpiteiro desde sempre. Se o assunto for esporte, entro em campo também.