Topo

Prefeito manda remover cerveja 'com aroma de maconha' da Oktoberfest em SC

A cerveja "Hemp" tem aroma de cannabis e foi proibida de ser comercializada na Oktoberfest  - Reprodução/Instagram
A cerveja 'Hemp' tem aroma de cannabis e foi proibida de ser comercializada na Oktoberfest Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa, em São Paulo

05/10/2022 16h18Atualizada em 05/10/2022 16h18

Uma cerveja com aroma semelhante à cannabis teve a comercialização barrada na Oktoberfest de Blumenau às vésperas do evento, que começa hoje na cidade catarinense. O pedido para remoção do produto, que seria lançado no evento, partiu do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

A Balbúrdia Hemp, da Balbúrdia Cervejaria, não tem substâncias ilegais na composição e, segundo a empresa, exibe rótulo com os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A empresa havia preparado cerca de 3 mil litros de bebidas para comercializar com outros rótulos.

"O ingrediente pode até surpreender, mas a combinação entre cerveja e o aroma da cannabis não é nada incomum. Em termos botânicos, com uma conexão antiga, o lúpulo está bem próximo, sendo conhecido como primo da erva", informou a Balbúrdia em publicação promocional ontem.

A notificação da Proeb (Fundação Promotora de Eventos e Exposições de Blumenau), no entanto, chegou antes da abertura do evento. Em nota, a empresa lamentou a decisão da organização.

"A cervejaria lamenta a decisão da organização da festa esclarecendo que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição. Os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo", diz comunicado.

As cervejas, segundo a empresa, são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, e são inovadoras "do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais."

Ainda que a comercialização tenha sido barrada no evento, os rótulos vão estar disponíveis nos bares da Balbúrdia localizados na cidade de Blumenau e Itajaí.

Ao UOL, a Prefeitura de Blumenau confirmou a notificação ao Parque Vila Germânica.

Uma festa de tradição alemã, de cultura e gastronomia germânica não pode oferecer qualquer produto que faça alusão ao uso de drogas. Vai contra a missão da festa, contra o que é a cultura alemã e, principalmente, contra os princípios de festa de família que temos buscado construir ao longo dos últimos anos.
Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau

A Prefeitura ainda informou que o município tem compromisso com as causas sociais, repassando 1% do valor bruto da venda de bebidas alcoólicas na Oktoberfest ao Fremad (Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas) desde a edição de 2018. O valor é destinado para ações de prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas.

A 37ª Oktoberfest começa hoje às 19h, com o desfile de abertura na Rua 15 de Novembro, em Blumenau (SC).