Topo

Barriga de porco empanada rende o katsu sando, delicioso sanduíche japonês

De Nossa

16/07/2022 04h00

A culinária japonesa está longe de ser só peixe cru. No programa "À Moda da Isa", a atriz e cozinheira Isa Scherer faz um passeio pela Japan House, centro cultural na Avenida Paulista que tem papel fundamental na divulgação das artes e da gastronomia do país asiático, e se inspira para ensinar sua releitura de uma receita oriental.

É o katsu sando! Sanduíche favorito de Isa, ele é facilmente encontrado em izakayas, os botecos japoneses. "É uma ótima saída para quem acha que não curte comida japonesa porque acredita que é só sushi. Pelo contrário, é um universo gigante e o katsu sando é só um pedacinho dele".

O principal preparo da receita, que pode ser conferida no vídeo do topo da matéria, é a barriga de porco empanada. Como se trata de uma carne dura, ela é primeiro selada e cozida na pressão.

Junto do porco, entram na panela cenoura, salsão, gengibre, alho, tomate, cebola, louro, tomilho, água e shoyu. Tudo para dar mais sabor à barriga.

Após 30 ou 45 minutos contados a partir do momento que o utensílio começa a chiar, é hora de empanar cada pedaço na farinha Panko. Típica japonesa, ela é uma ótima substituta para a farinha de rosca e confere textura crocante e sequinha às frituras.

Barriga é primeiro cozida na pressão Imagem: Mariana Pekin/UOL
Depois é empanada e frita Imagem: Mariana Pekin/UOL

Esse sanduba é montado em fatias de pão de forma sem casca e ainda leva dois complementos: a maionese picante de wasabi que Isa ensina a fazer utilizando somente o fouet e o sunomono, uma deliciosa conserva doce de pepino japonês.

Katsu sando é sanduba favorito de Isa Imagem: Mariana Pekin/UOL

A mordida une vários elementos da boa cozinha ao mesmo tempo, como gordura, acidez, picância e dulçor. É para ninguém colocar defeito!

Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:

Katsu sando (sanduíche de porco empanado)

Dificuldade Fácil
4 porções
Ver receita completa

Umami
O sabor do Japão

Isa provando um prato do Aizomê da Japan House Imagem: Mariana Pekin/UOL

Durante o rolê na Japan House, Isa conheceu o restaurante Aizomê e conversou com a chef Telma Shiraishi, Embaixadora da Gastronomia Japonesa no Brasil. As duas falaram sobre o sabor descoberto e valorizado pelos japoneses: o umami.

Considerado o quinto gosto, ele está em ingredientes como cogumelo, alga, tomate maduro, carnes e queijos curados. Cientificamente, é composto por um trio químico: o aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e guanilato.

Telma e Isa na Japan House Imagem: Mariana Pekin/UOL

Quando ingerido, promove a salivação, traz peso na língua e preenche a boca de forma persistente. "Os japoneses aprenderam a perceber o umami. Usam pouca gordura, sal e açúcar nas suas receitas para exaltar esse sabor. Assim, chegam a pratos deliciosos e ainda saudáveis", disse Telma em entrevista a Nossa.

Só me considerei uma chef de culinária japonesa quando eu entendi que era umami. Não foi fácil. Sou brasileira e a minha referência foi toda no eixo dos quatro gostos. Não fomos treinados para identificar o quinto".

À moda da Isa Scherer

Imagem: Mariana Pekin/UOL

Não perca os próximos episódios de 'À moda da Isa'. O programa que reúne rolês atrativos e receitas criativas vai ao ar toda quinta-feira, às 11 horas, no UOL Play.

Perdeu o horário? Não tem problema. Confira a playlist completa sempre que quiser no YouTube de Nossa!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barriga de porco empanada rende o katsu sando, delicioso sanduíche japonês - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


À Moda da Isa