Topo

Suculenta Colar de Pérolas é delicada e dá charme à decoração; como cuidar

Suculenta Colar de Pérolas é plantinha delicada e cheia de cuidados Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

04/06/2022 04h00

A Colar de Pérolas é um dos tipos de suculentas mais populares entre os apaixonados por plantas, principalmente pela sua beleza inconfundível e impressionante. Esta, é aquela variedade de suculenta cujas "folhas" são pequenas bolinhas, com tamanhos semelhantes aos de um grão de ervilha.

Sua fama é de ser uma espécie bastante delicada e, por isso, não recomendada para quem não têm o hábito de cuidar das verdinhas.

De acordo com a paisagista Carla Efeiche, que compartilha conteúdo sobre plantas em seu perfil do Instagram, a Colar de Pérolas é de fato muito sensível, sobretudo por conta dos seus ramos finos e pendentes, por onde se espalham as pequenas bolinhas verdes, já que elas podem se soltar com certa facilidade se forem manuseadas incorretamente ou puxadas.

Detalhe da Suculenta Colar de Pérolas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Conforme Carla, a dica para cultivar esse tipo de suculenta é deixá-la em um local com muita luminosidade, mas onde o sol não incida diretamente.

Ela é excelente para ambientes internos, mas pode ser cultivada em ambientes externos também contanto que protegida dos raios do sol, assim ela fica mais bonita", afirma.

Rega diferente das "primas" suculentas

Suculenta Colar de Pérolas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Apesar de as suculentas serem conhecidas como plantas que gostam de pouca água, a paisagista explica que a Colar de Pérolas é a exceção dessa regra. Mas um alerta: pois por mais que a planta adore água, é preciso atenção para não exagerar.

Para que ela fique sempre saudável é importante que o substrato seque entre as regas e que seja bem drenável. A dica é misturar perlita ou areia de construção no substrato.

A areia precisa ser de boa procedência para que não venha com nenhum patógeno e contamine nossas adoráveis. Outra sugestão é colocar a areia no forno, intensidade média durante uns 40 minutos, assim acabamos com qualquer suspeita", detalha.

Flores e propagação

A suculenta Colar de Pérolas é uma planta que floresce no inverno, dando pequenas e delicadas flores brancas, "que tem um suave cheio de canela", como explica a paisagista.

Cuidados com a suculenta Colar de Pérolas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para garantir que ela cresça saudável e dê flores na época correta, o ideal é adubar o substrato a cada dois meses, com o fertilizante NPK 10-10-10.

Quando a suculenta cresceu cheia de saúde, é hora de pensar na propagação das mudas, que é bem fácil de fazer.

"Muitas vezes é só o ramo entrar em contato com o substrato, que ele já enraíza. Também conseguimos fazer novas mudas cortando um pedaço de mais ou menos 10 centímetros da haste. Então, onde foi feito o corte, é só tirar as bolinhas laterais e plantar no substrato. Infelizmente, ela não enraíza pelas bolinhas", detalha Carla.

Flor de suculenta Colar de Pérolas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Decoração charmosa

Por ser tratar de uma espécie de planta pendente, a Colar de Pérolas é perfeita para ser usada na decoração em vasos e cachepôs suspensos.

Vale investir em suportes de macramê ou crochê e pendurar as plantas próximas das janelas. Ela vai cair em cascata e encher o ambiente de charme.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Suculenta Colar de Pérolas é delicada e dá charme à decoração; como cuidar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL