PUBLICIDADE
Topo

Bicarbonato é segredo para pele de frango crocante do forno à air fryer

De Nossa

13/05/2022 04h00

A pele molenga do frango estraga a experiência de comer partes que vão além do peito, como coxa, sobrecoxa, asa, coxinha da asa e meio da asa. Bruno Salomão, apresentador de "Vai Ter Churras" mostra dois truques fáceis para evitar a sensação desagradável.

O primeiro, útil também para outras carnes, é tirar a umidade presente no exterior da proteína. Coloque papel toalha sobre a bancada, disponha as peças e, com mais papel toalha, seque unidade por unidade.

O processo impede a formação do elemento que tende a amolecer a pele: o vapor. Outra dica é polvilhar bicarbonato de sódio.

Vai Ter Churras - buffalo wings - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Meio da asa secando no papel toalha
Imagem: Mariana Pekin/UOL

O pó deve ser distribuído com parcimônia, sem exageros, e antes de levar o frango ao forno, à frigideira ou à air fryer. Bruno diz:

O bicarbonato é alcalino, o que faz com que a caramelizarão e a reação de Maillard aconteçam mais rapidamente e de forma homogênea"

Em outras palavras, ele dá uma mãozinha e tanto para a pele crocante.

Tempero fácil

Vai Ter Churras - buffalo wings - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Marinada de cerveja
Imagem: Mariana Pekin/UOL

O truque de secar o frango não exclui que o ingrediente passe antes por uma marinada. Bruno Salomão indica mergulhar a carne em temperos por pelo menos duas horas.

O tempo é suficiente para os sabores entrarem nas fibras do alimento. Assim, o papel toalha não é capaz de tirar o tempero e a pedida se mantém saborosa, além de crocante.

A marinada requer uma lata de cerveja, uma colher de sobremesa de sal e duas colheres de sopa de tempero completo — aprenda essa misturinha mágica que vai facilitar a sua vida na cozinha clicando aqui — para cada um quilo de frango.

Fique ligado!

Vai Ter Churras - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).