Topo

Jorge Aragão conta 1º encontro com Beth Carvalho: "Parecia coisa de sonho"

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

01/05/2022 04h00

Apresentado por Teresa Cristina como o "grande poeta do samba", Jorge Aragão estreou a terceira temporada de "Botequim da Teresa", de Nossa.

Numa conversa regada a música à capela, ele contou detalhes de como foi de guitarrista de banda de baile a ícone do ritmo carioca, com direito a composições interpretadas por Elza Soares e Beth Carvalho.

No livro "Jorge Aragão: O enredo do meu samba", o autor João Pimentel descreve que as composições foram "descobertas" por um amigo que logo o apresentou a Neoci Dias, figura lendária do bloco Cacique de Ramos.

Teresa recebe Jorge, que conta detalhes da carreira Imagem: Zo Guimaraes/UOL

"Neoci tem importância total nisso", confirma o músico. "Eu morava no mesmo prédio do capitão do Vasco da Gama, Alcir Portela, e sempre chegava com um violão nas costas porque tocava à noite".

Ele me chamou e perguntou o que eu fazia: 'canta um negócio aí'.

Jorge fala que cantou umas três músicas. Uma delas foi um trecho de "Malandro". "No dia seguinte, ele me levou até o Neoci e, no outro, até a gravadora Tapecar. Bateu na porta e me apresentou assim: 'trouxe aqui o meu canário. Ele vai cantar umas músicas. Se não gostarem, eu pago o almoço e vou embora."

Elza Soares: diva interpretou "Malandro", de Jorge Aragão Imagem: Lucas Landau/UOL

Na ocasião, Jorge repetiu "Malandro" e chamou a atenção imediatamente. "Ligaram para a Elza. Ela estava fazendo um disco e respondeu: 'essa é minha'".

Jorge também foi levado por Neoci ao Cacique de Ramos, em Bonsucesso. O lugar, conhecido pelas rodas de samba, deu origem a grupos de sucesso como o Fundo de Quintal, que teve no elenco Arlindo Cruz, Sombrinha, Almir Guineto e o próprio Jorge.

"Era tudo muito orgânico e natural, a gente não se intitulava como um grupo. As reuniões tinham muita gente boa e, por acaso, cerveja", brinca.

"Coisa de sonho"

Beth Carvalho e Jorge Aragão: grandes nomes do samba Imagem: Reprodução

Já íntimo da turma do Cacique de Ramos, Jorge Aragão protagonizou um novo episódio que marcou sua trajetória musical. "Ligaram para a Beth Carvalho e a chamaram para a roda de samba".

Ali, Beth ouviu "Vou festejar". "O pessoal nem olhava para ela como medo de ela xingar. Ela estava vindo de festivais e chegar perto parecia coisa de sonho."

O encontro bem-sucedido fez Beth incorporar a composição no seu repertório, gravar a música em 1977, e projetar o nome de Jorge Aragão pelo Brasil. "Coisinha do Pai", canção que ficou famosa na voz da cantora, também é de autoria do carioca de Padre Miguel.

Sextas de samba

Imagem: Zô Guimarães/UOL

O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e conversas interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para uma bate-papos descontraídos. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jorge Aragão conta 1º encontro com Beth Carvalho: "Parecia coisa de sonho" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Botequim da Teresa