Topo

Sal de vinho é tempero fácil de fazer e dá toque especial a carnes; aprenda

De Nossa

15/10/2021 10h27

Na hora de temperar as carnes para um churrasco, nada mais simples e certeiro que um bom sal (na medida certa, claro). Mas até mesmo este ingrediente corriqueiro pode ganhar novos sabores em uma receita bem fácil ensinada por Bruno Salomão no "Vai Ter Churras".

O sal de vinho é um tempero bem versátil e pode ser equilibrado de acordo com o uso (antes ou depois da grelha) e com o gosto do churrasqueiro. Aqui, ele foi usado tanto para preparar a maminha para encarar a brasa e criar uma crosta saborosa ao final do processo, como para deixar a fraldinha ainda mais saborosa na hora de servir.

Para este preparo, os ingredientes são:

  • 1 taça de vinho seco
  • 4 dentes de alho ralados
  • 1 colher de sopa de tomilho fresco ou ½ colher de chá de tomilho seco
  • 1/2 colher de sopa de folha de alecrim
  • 1/3 de colher de chá de pimenta calabresa
  • 1/2 colher de café de pimenta do reino

Misturar tudo em uma panela e reduzir o vinho em fogo médio-baixo até quase virar um caramelo e misturar 1/2 xícara de sal fino em fogo levemente mais alto, até secar.

Bruno lembra que, quanto mais concentrado ficar este sal, mais ele é ideal para finalizar um prato de carne, frango e até saladas. Por outro lado, quanto menos concentrado, melhor utilizá-lo no começo da receita (a exemplo da maminha).

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Assista também às duas primeiras temporadas e veja Bruno Salomão ensinar os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem e muitas receitas saborosas.