Topo

Com décor divertida, apê de 49 m² viraliza com desculpas pelo quebra-quebra

Meu apê ? Fábio e Renato Imagem: Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

08/04/2021 04h00

Se você vive navegando pelos Reels do Instagram, deve ter visto um que viralizou nos últimos dias: o casal Fábio Riudi Takahashi e Renato Kenji Tamai mandou para os vizinhos um gentil pedido de desculpas adiantado pela reforma que fariam no apartamento recém-comprado. Deixaram na porta de cada um deles um bilhete e uma caixa de bombons.

Uma multidão on-line de 2 milhões de views aplaudiu — e a vizinhança real também, claro. O perfil @olhaoapedeles mostra todo o resultado e um apê cheio de soluções divertidas. Em janeiro deste ano Fábio começou a postar as imagens sem muita pretensão.

O perfil cresceu muito rápido. Queria ver como chegávamos de maneira orgânica e tivemos uma surpresa quando esse post viralizou".

Fábio e Renato viralizaram ao enviar um pedido de desculpas pelos barulhos da reforma no apê Imagem: Divulgação

O apartamento de 49 m² recebeu os novos moradores há 6 meses, depois da obra, e teve as paredes do estar demolidas para ganhar mais espaço. "Pedimos a planta ao corretor de imóveis e consultamos um engenheiro e um arquiteto para saber se podíamos derrubar as divisões e integrar todo a área de estar, incluindo um dos quartos e a varanda. Deu certo", contam.

Na mistura de estilos eles encontraram uma fórmula única, orquestrada com a ajuda da decoradora Márcia Ferreira.

"Gostamos muito do estilo industrial e do minimalismo, mas não nos prendemos a nenhum dos dois. O resultado incluiu referências assim e se tornou contemporâneo, com cor e vida".

Fábio e Renato Imagem: Divulgação
Um dos cantos do apê Imagem: Divulgação

Quanto aos vizinhos, a relação é das melhores:

Acho que é bacana mostrar que a gente sabe que a reforma vai atrapalhar, mas que é necessária e acaba. Assim entramos com pé direito na casa nova", diz Fábio.

Dicas para comprar seu apê e dar personalidade a ele

  • Conheça bem sua rotina. "Liste tudo o que você precisa em um apartamento antes de comprar o seu definitivo." Foi o que a dupla fez e deu certo: o novo lar tem tudo o que precisam;
  • Assista muitos tutoriais e vídeos. "Pegue referências no Instagram, salve todas as imagens, veja paletas de cores que te agradam. Acho que nosso perfil é uma retribuição a tudo o que o Instagram nos trouxe de bom. Aprendi que cada um tem o seu gosto mesmo, e uma ajuda profissional pode ajudar a encontrar seu estilo para fazer a composição harmônica";
  • Não se prenda a um estilo. "Se você tiver ajuda de um profissional de decoração, cuidado ao dizer que gosta de um determinado estilo, como o industrial. Pode ser que o profissional tenha as referências dele sobre o tema e sejam bem diferentes das suas. Leve prints e mostre o que você gosta dentro desse estilo";
  • Pense antes de escolher algo definitivo. "Avalie se o material é de fácil manutenção na hora de escolher um móvel ou revestimentos como piso, por exemplo. Optamos por móveis com soleira ou com superfícies mais lisas. Piso de porcelanato claro, por exemplo, mostra muito a sujeira, por isso preferimos um piso escuro, que não aparenta estar sujo";
  • Não limite a pesquisa. "Na hora da compra, não filtre muito sua pesquisa a apartamento de um dormitório, mesmo que seu sonho seja isso. Pode ser que o apê ideal seja de dois quartos e você tenha de demolir um deles para chegar ao que deseja. Ficamos muito tempo presos a isso e quando abrimos nossa pesquisa, encontramos este apartamento."
  • Obra à vista? "Minha melhor dica para quem não está com muita verba para a reforma é dar preferência a obras que fazem sujeira, como trocar o piso ou o box do banheiro, por exemplo. Não que marcenaria não faça sujeira, mas ela faz menos e você poderá conviver com a montagem";
  • Apê compacto: foco em soluções. "Se você está de olho em um apartamento pequeno, assista vídeos de estúdios e microespaços. As grandes sacadas vêm deles. Nosso banco alemão surgiu daí, assim como a ideia da cama-box com baú, que ajuda muito a acomodar nossa roupa de cama e outros objetos."
  • O lugar certo para cada coisa. "Em apês pequenos, pense sempre no que você precisará guardar, é preciso ter um lugar para cada coisa. Nosso varal de chão fica num armário retangular que o esconde quando chegam as visitas."

@s que me inspiram

@domaarquitetura

A Patricia, do escritório Doma Arquitetura, é fofa demais. Ela fala com tanta paixão dos projetos dela que é contagiante. Você sorri com o sorriso dela.

@arqglaucio

Nos projetos de pequenos espaços é que a gente acha as maiores "sacadas". Esse perfil ajudou e inspira demais ainda.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com décor divertida, apê de 49 m² viraliza com desculpas pelo quebra-quebra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade