Topo

Com parede para gatos e closet dos sonhos, esta casa vive em evolução

Stephani e Paula colocaram a mão na massa na decoração e reformaram objetos, como este penteadeira - Arquivo Pessoal
Stephani e Paula colocaram a mão na massa na decoração e reformaram objetos, como este penteadeira Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

01/04/2021 04h00

De um problema, uma solução linda surge. Basta pensar, buscar soluções... e, no caso da Stephani Demczuk, ver tutoriais e se inspirar. Nesta casa em Campo Grande, MS, onde ela mora há 8 anos com a esposa, a cabeleireira Paula Garde, a ideia era aplicar papel de parede no quarto. Mas o preço inviabilizou e o jeito foi fazer a pintura em degradê, como queriam, elas mesmas.

Deu muito certo. Elas ganharam coragem para mais mudanças. A casa de 120 m² ganhou outras cores, que aparecem em móveis garimpados ou herdados das avós delas, no astral das muitas plantas e dos vãos livres que a dupla ama. As transformações vieram aos poucos, desde que elas passaram a habitar o sobrado.

A casa em evolução

"Intensificamos as mudanças no último ano, e está quase tudo do jeito que queremos", conta Stephani, que mostra tudo no instagram @stephanidemczuk. Taí o segredo: fazer tudo aos poucos, sem pressa, mas não deixar as mudanças de lado.

É assim que o closet dos sonhos se tornou real. Lá os gatos Ringo, Teresa e Margot não entram. Ficam de olho, do parquinho de diversões feito com tábuas de madeira, instalado na parede do outro lado.

"Até hoje entro nele e não acredito: a arquiteta Thiemy Shinzato conseguiu fazer um milagre e colocar prateleiras nas portas, como eu queria. Ficou genial", diz ela.

Repare na penteadeira rosa que abre esta reportagem, que era da avó de Stephani: uma grata surpresa. Há ainda um quintal simpático e uma sala de TV convidativa, que gerou uma obra de um mês. "Fiquei de bom humor até a terceira semana. Dormimos na varanda e tomamos banho no jardim, pois o piso estava secando, um perrengue. Mas vale muito a pena, não paramos nunca com as mudanças", ri.

Sala de estar com parede para gatos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar com parede para gatos
Imagem: Arquivo Pessoal
Decoração com móveis no quintal da casa - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decoração com móveis no quintal da casa
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas da Stephani para começar a revolucionar seu decor

As moradoras da casa Stephani e Paula  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
As moradoras da casa Stephani e Paula
Imagem: Arquivo Pessoal
  • Valorize o que se tem. "Não compre tudo novo. Se você tem mobília com estrutura boa, não descarte. Olhe para as coisas que já tem e dê outro uso, reforme, mude. Dá pra fazer coisas incríveis assistindo tutoriais."
  • Garimpe na família. "Temos várias peças das nossas avós, eu curto muito o decor afetivo. Tenho um baú onde minha avó guardava lenha e não tenho coragem nem de pintar porque lembro dele desgastado e quero que permaneça assim. É bacana ter em casa coisas que gerem lembranças boas."
  • Faça as coisas, não fique esperando. "Tem que sair do sofá pra cada coisa acontecer. Crie coragem e vá na loja comprar tinta, arrisque uma parede colorida. Assim você começa a ser protagonista da sua casa. Fizemos a cabeceira aqui inspiradas pela do Matheus Ilt e isso deu uma injeção de ânimo, sabe?"
  • Plantas sempre. "Elas demandam cuidado, mas transformam o ambiente. Dá uma paz. Deixe elas em seu campo de visão, como ao lado da TV e você vai se sentir melhor."
  • Cor, muita cor. "Amamos uma decoração minimalista, mas não é nossa cara. Cor muda nosso astral, por isso as paredes brancas estão sumindo por aqui. O bacana é que tem cor pra tudo, pra acalmar, energizar, acolher. É só escolher."
  • Paciência. "Vá aos poucos decorando, senão você pira e gasta mais do que pode. Fomos fazendo tudo muito aos poucos, garimpamos, pegamos móveis das avós... tem que ter paciência. Devagar e sempre."

@s que me inspiram

@cenourasfrescas

Amo esse perfil, a Kelly valoriza muito o reuso dos objetos, faz reformas lindas e não tem medo de usar as cores.

@ellencortizo

A Ellen propõe uma decoração, calma, suave, aconchegante, mas cheia de personalidade. Amo a vibe botânica que ela traz ao perfil. Dá vontade de passar o dia cuidando de plantas.