Topo

Minimalista mas aconchegante, este apartamento no Rio reflete leveza; veja

Cai Fang e Sandra Dai sonhavam com um apê maior, até vagar este no mesmo prédio em que viviam Imagem: Luiza Schreier/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

08/07/2023 04h00

Em um apartamento menor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o casal Cai Fang e Sandra Dai vivia sonhando com mais espaço.

Quando menos esperavam, no mesmo andar de seu prédio vagou este vizinho de 160 m², metragem mais que generosa para eles, que não têm filhos.

Não era nem necessário os quatro quartos que ele tinha, e já que iriam reformar, convidaram os arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do A+G Arquitetura, para fazer uma nova história.

Um apartamento minimalista, mas não impessoal, e, ao mesmo tempo, aconchegante. Esse era o clima que rondava os desejos de ambos — além de um home office e a cozinha integrada, mas que pudesse ser isolada da sala em alguns momentos.

Quase todas as paredes internas do apartamento foram demolidas para começar esse novo capítulo.

Paredes internas abaixo: elas foram quase todas derrubadas Imagem: Luiza Schreier/Divulgação

Um quarto, o lavabo e o quarto de serviço renderam mais espaço aos novos ambientes, além de criar um closet para eles. Na decoração, o branco é aceso e dissemina luz natural, reforçado por escolhas claras.

O branco predomina nos ambientes, inclusive no quarto Imagem: Luiza Schreier/Divulgação

Na base neutra, materiais naturais como madeira, mármore, fibra e couro entram na seleção cuidadosa e nobre. Não só a marcenaria organiza os espaços, mas a serralheria dá um ar moderno ao apê.

As cores entram de forma pontual nas obras de arte, no estofamento do sofá mostarda e no verde da vegetação natural.

Pontos de cor e plantas quebram o branco-base Imagem: Luiza Schreier/Divulgação

O desafio de adotar uma estética minimalista sem comprometer a sensação de aconchego que os clientes queriam foi superado.

A paleta de tons neutros e os materiais de acabamento foram fundamentais para atingir o resultado" Ana Luisa Cairo, arquiteta

Um paleta comum e madeira dão unidade à decoração Imagem: Luiza Schreier/Divulgação
Na sala de jantar, elementos pretos se somam ao à paleta Imagem: Luiza Schreier/Divulgação

Highlights do apê de Cai e Sandra

  • Ao integrar sala, varanda, home office e cozinha, os arquitetos pensaram na possibilidade de serem isoladas com a porta de correr de serralheria entre sala e cozinha, além de inserir uma porta camarão entre a sala e o home office
Imagem: Luiza Schreier/Divulgação
  • Outro ponto importante é pensar que como a cozinha pode ser integrada à sala, a marcenaria foi pensada para esse diálogo com o ambiente social. Nesse ponto, é essencial ter ajuda profissional.
  • A sensação aconchegante que a madeira de carvalho traz ao revestir paredes e piso de tábua corrida na mesma tonalidade colabora com um visual único
  • No quarto, nada de paredes dividindo o closet: a serralheria branca com vidro aramado é leve e permite que a iluminação natural seja transmitida para o espaço
Imagem: Luiza Schreier/Divulgação

Veja mais detalhes:

Lavabo Imagem: Luiza Schreier/Divulgação
Cozinha e área de serviço Imagem: Luiza Schreier/Divulgação
Home office Imagem: Luiza Schreier/Divulgação
Cozinha Imagem: Luiza Schreier/Divulgação

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Minimalista mas aconchegante, este apartamento no Rio reflete leveza; veja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade