Topo

Marisa Orth conta a história do 'goró' de Ilha da Madeira

De Nossa

19/07/2020 13h49

A atriz Marisa Orth foi a convidada do #BrasilCozinhaComigo deste domingo (19) e, para entrar no clima de culinária ao lado do apresentador Zeca Camargo, compartilhou com o público a história do "goró" de Ilha da Madeira.

Segundo Marisa, a bebida, idealizada em Portugal, foi trazida para o Brasil por Mestre Dalua, líder de um popular grupo de capoeira, e que o transformou para o gosto do brasileiro. Seria uma adaptação da Poncha, drink da região que seria uma espécie de caipirinha portuguesa.

"A Ilha da Madeira é um território à parte, com suas tradições e seus costumes gastronômicos. No goró, nós colocamos aguardente, suco de laranja, limão siciliano e mel. As proporções com que colocamos cada ingrediente são o segredo", contou a atriz.

A comediante da Globo ainda comparou a aguardente portuguesa com a cachaça brasileira. "A bebida é um meio-termo entre a nossa cachaça e o rum. Enquanto a cachaça vem do extrato da cana-de-açúcar cru, o rum vem do extrato da cana cozida. A aguardente é o intermediário".

Emagrecendo e engordando com Zeca

Com bom humor, Marisa ainda brincou com o apresentador sobre a popularização dos programas culinários durante a quarentena.

"Com essa onda de culinária e explosão do assunto que teve na quarentena, o seu programa como exemplo, o Brasil aprendeu a emagrecer com o Zeca e agora está aprendendo a engordar", disse a atriz, que arrancou gargalhadas do apresentador.