Topo

7 objetos banais que ajudam na jardinagem, como escova de dente e rolha

Pincel, rolha e palito de churrasco podem ser transformados em utensílios para a jardinagem - Minhas Plantas
Pincel, rolha e palito de churrasco podem ser transformados em utensílios para a jardinagem
Imagem: Minhas Plantas

Colaboração para Nossa

25/04/2020 04h00

Dê uma olhada pro seu cantinho verde sem ninguém por perto e, bem discretamente, balance a cabeça afirmativamente se ele tiver pelo menos um destes itens: pode de sorvete, copo de requeijão, vidro de geleia, vasilha Tuppeware, bandejinha de isopor e, mais recentemente, rolinho de papel higiênico.

Se percebeu que algum desses objetos banais já foi transformado em vaso por aí, esta matéria é para você! E olha que eu não citarei nenhum dos muitos recipientes de cozinha que podem virar cachepôs, de taças a tigelas. Vem aqui comigo descobrir o maravilhoso mundo das coisas comuns que são MUITO úteis para as plantas.

1. Araminho de pacote de pão de forma

Todo jardineiro que se preze tem centenas de pedacinhos desses retorcidos, guardados com esmero ou jogados para tudo que é canto, de cores e comprimentos variados, quase sempre reaproveitados não do pacote de pão de forma e, sim, de uma outra planta. São usados para prender uma haste floral de uma orquídea, tutorar uma muda delicada de planta ou amarrar a plaquinha de identificação ao vaso.

2. Escova de dente ou pincel

Plantados - Pincel - Minhas Plantas - Minhas Plantas
O pincel pode ser usados para dar acabamento em vasos e arranjos
Imagem: Minhas Plantas

As escovas de dente de cerdas duras são ótimas para limpar a terra que fica embaixo das unhas depois de algumas horas plantando. Se tiver cerdas macias ou for um pincel, use para tirar sujeira e pó de folhas peludas, como as das violetas, ou de plantas com espinhos muito densos, como o cacto "Mickey Mouse" ou as Mammillarias. Os dois modelos de escova e o pincel podem ser usados para dar acabamento em vasos e arranjos, limpando as bordas ou nivelando o solo.

3. Leite de magnésia

Uma tampinha do produto diluída em 1 litro de água pode ser pulverizada nas plantas para ajudar a combater doenças fúngicas e bacterianas. Evite apenas aplicar nas horas de sol forte ou numa concentração muito alta, porque, como todo remédio, em excesso pode até matar. Ele atua alterando o pH da folha, o que dificulta o crescimento de micro-organismos que possam causar doenças.

Rolha plantados - Minhas Plantas - Minhas Plantas
A parte larga da rolha ajuda a firmar o solo ao redor da muda
Imagem: Minhas Plantas
4. Palito e rolha de vinho

Minha ferramenta preferida no trato com as plantas são minhas mãos, que uso como pá, tesoura e vaso, de muitas formas diferentes. Depois dela, minha segunda "ferramenta" preferida é um palito de churrasco espetado a uma rolha de vinho. A parte pontuda ajuda a fazer pequenos buracos na terra pra plantar estacas, plantas pequenas e suculentas. A parte larga ajuda a firmar o solo ao redor da muda.

5. Bandejinha de isopor

Picada em pedaços do tamanho de bolinhas de pingue-pongue, faz as vezes da argila expandida no fundo dos vasos, especialmente daqueles mais pesados, como os cachepôs de barro, esmaltados ou de concreto. Em fragmentos bem pequenos, menores do que uma moeda de R$ 0,10, ajuda a deixar a terra mais porosa, perfeita para plantas de solo arenoso ou pra facilitar o enraizamento de mudas.

6. Canela em pó

Plantados - Canela - Minhas Plantas - Minhas Plantas
A canela ação fungicida, bactericida e cicatrizante
Imagem: Minhas Plantas

Cortou uma planta para tirar muda? Passe canela em pó. Quebrou uma suculenta sem querer? Polvilhe canela no corte. Tem uma Phalaenopsis que não floresce faz tempo? Espalhe pelo substrato o equivalente a uma colher de café de canela em pó - se estiver em local que receba sol fraco da manhã, em três meses a orquídea dará flores. Com ação fungicida, bactericida e cicatrizante, ela tem mil usos na jardinagem!

Plantados - Grampo - Minhas Plantas - Minhas Plantas
Grampo de cabelo pode ser utensílio multifunção na jardinagem
Imagem: Minhas Plantas
7. Grampo de cabelo

Serve tanto pra prender uma bromélia numa placa de fibra de coco quanto pra conduzir um ramo frágil de trepadeira por um cilindro cheio de musgo úmido. Uso ainda pra firmar Echeveria num arranjo de parede, prendendo essa suculenta mais pesada à estrutura. Também funciona pra mergulhia: em vez de arame, prendo o galho à terra usando grampos, até que enraíze e possa ser cortado da planta-mãe.