PUBLICIDADE
Topo

Descubra os segredos para ter plantas suculentas bonitas o ano inteiro

As suculentas devem ficar em lugares mais secos e ensolarados - Getty Images
As suculentas devem ficar em lugares mais secos e ensolarados
Imagem: Getty Images
CAROL COSTA

Jornalista há 20 anos, comanda o site Minhas Plantas, o quadro Jardinaria (BandNews) e o programa A Louca das Plantas (GNT). É autora do dos livros "Minhas Plantas - Jardinagem para Todos (Até Quem Mata Cactos)", "Horta em Vasos" e "365 Dias Para Plantar".

Colaboração para Nossa

18/04/2020 04h00

Quando eu era criança, minhas duas avós tinham coleções de violetinhas no parapeito da janela - era tanta variedade que minha mãe tirava mudas para distribuir entre a família.

Hoje, violetas-africanas ainda podem ser encontradas com facilidade em garden centers, pet shops e até mesmo nos hipermercados, mas o frenesi colecionável da vez está no universo das suculentas, esses camelos do reino vegetal.

Capazes de passar de semanas a meses sem uma gota de chuva, essas plantas criaram nas folhas, nos caules ou mesmo nas raízes, estruturas especiais que são depósitos de água e de nutrientes, um backup que a suculenta usa para sobreviver à estiagem.

Se você apertar uma folha de babosa, por exemplo, verá que um líquido verde escorre dali. Em um dos vídeos do meu canal, uso uma seringa para medir quanta água há em uma folha de Echeveria e, pasme, pode passar de 10 mililitros! Na cuia 21 ela costuma ter cerca de 40 a 50 folhas, estou falando de uma planta que, sem rega, já tem uma reserva de quase meio litro de água.

A Echeveria de 50 folhas reserva quase meio litro de água - Carol Costa - Carol Costa
A Echeveria de 50 folhas reserva quase meio litro de água
Imagem: Carol Costa

Gosto de destacar isso logo de cara para que você entenda que essas não são verdinhas para locais úmidos ou muito sombreados, pelo contrário, suculenta gosta de sol, de solo seco e até mesmo de vento. Quanto mais seco e ensolarado o lugar, melhor. Aqui vão dicas rápidas para se dar bem com essas plantas fáceis de cuidar:

Deixe o vaso rente da janela

Posicione sua suculenta de forma que ela "veja" a vista, bem pertinho do vidro da janela, de preferência no local mais ensolarado da sua casa. Mas, se acabou de trazer o vaso para casa, a próxima dica é importante.

Acostume a planta ao sol

A maioria dos produtores de suculentas as cultivam em estufas cobertas por plástico, por isso, passe o vaso aos pouquinhos para um ambiente ensolarado, começando pelo sol fraco da manhã.

Suculentas - Getty images - Getty images
Depois de comprar a suculenta, faça a passagem gradativa para um ambiente ensolarado
Imagem: Getty images

Crie uma coleção bonita

Agrupe os vasos de forma esperta escolhendo um mesmo material (terracota, metal, vidro), definindo uma paleta de cores (os cachepôs podem ser todos azuis, por exemplo) ou plantando num conjunto de xícaras quebradinhas.

Use vaso furado e sem pratinho

A rega das suculentas é feita de cima para baixo, em vaso furado, nunca pelo pratinho. Molhe a terra com um regador (caso tenha muitas plantas) ou uma seringa (se forem poucas ou elas estiverem reunidas em um arranjo).

Vasos de terracota são uma ótima opção para cultivar suculentas - Carol Costa - Carol Costa
Imagem: Carol Costa

Adube com casca de ovo

Plantas que tomam muito sol precisam de mais cálcio do que aquelas que ficam à sombra. Acrescente à terra casca de ovo triturada, uma vez por mês, para adubar e evitar cochonilhas, praga número um das suculentas.

Não tenha medo dos cactos

Embora possam ter espinhos, são suculentas muito bonitas e ainda mais rústicas. Busque formatos diferentes, como redondo, colunar, com pelos brancos, espinhos curvos ou mesmo com tufos fazendo bolinhas.

Normalmente os produtores cultivam as suculentas em estufa - Carol Costa - Carol Costa
Aposta também nos cactos, com versões até coloridas
Imagem: Carol Costa

Molhe só quando a terra estiver esturricada

Esqueça aquela receitinha de bolo de regar "x" vezes por semana com "y" ml de água, planta é muito variada e essas regras nunca funcionam igual para todas. Só molhe sua suculenta quando, ao esfregar o dedo na terra, ele sair completamente limpo.

Uma combinação de suculentas é capaz de passar semanas sem água - Carol Costa - Carol Costa
Uma combinação de suculentas é capaz de passar semanas sem água
Imagem: Carol Costa