Topo

Tapioca de café com doce de leite

10 porções

Fácil

O chef Rodrigo Oliveira ensina sua sobremesa mais famosa e uma forma de preparar do zero o doce de leite com laranja, baunilha e amburana. Está sem tempo? Sem problema! Ela também fica deliciosa com doce de leite comum.

Ingredientes

Para a doce de leite com laranja, baunilha e amburana

  • 4 litro(s) de leite
  • 1 litro(s) de creme de leite
  • 1 quilo(s) de açúcar
  • 2 semente(s) de amburana (também chamada de umburana ou cumaru-do-Ceará)
  • 1 fava de baunilha
  • Casca de meia laranja

Para a tapioca

  • 500 grama(s) de polvilho doce
  • 300 mililitro (ml) de café de coador (resfriado)
  • 1 pitada de sal
  • 150 grama(s) de chocolate meio amargo (para o recheio, junto com o doce de leite)

Modo de preparo

Para a doce de leite com laranja, baunilha e amburana

Junte o leite, o creme de leite e o açúcar numa panela grande, com espaço suficiente para conter a sua subida durante o cozimento. Misture tudo muito bem e leve ao fogo alto.

Quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar sem pressa, mexendo de vez em quando. O processo pode levar até 3 horas. O importante é não deixar o doce pegar no fundo da panela, o que pode acontecer quando estiver mais perto do ponto.

Dica: não se preocupe caso o doce talhe e pareça que está dando errado. Uma passada pelo mixer de mão vai deixá-lo acetinado e lisinho.

Nos momentos finais, logo depois de processar o doce, junte as cascas de laranja (em pedaços grandes, sem a parte branca), as sementes de amburana e a fava de baunilha, com suas sementinhas já raspadas, e retire do fogo

Pronto: é só deixar a infusão por 10 minutos, retirar a umburana, as cascas e a fava de baunilha e ver que cada segundo investido valeu a pena.

Para armazenar, guarde em potinhos pequenos e mantenha-os na geladeira.

Para a tapioca

Apesar do preparo muito simples, é preciso prestar atenção aos detalhes para um bom resultado com as tapiocas. Junte o sal ao polvilho; isso vai garantir uma distribuição mais homogênea da massa.

Hidrate a massa aos poucos, mexendo sempre e sentindo sua textura antes de colocar todo café. É possível, de acordo com o polvilho, que se use um pouco mais ou a menos do líquido indicado.

Quanto todo polvilho estiver hidratado, passe por uma peneira fina e reserve, ou faça o processo já sobre uma frigideira ou tapioqueira aquecida.

O cozimento é bastante rápido, e, em menos de 2 minutos, a massa já estará pronta. A tapioca ideal é a maleável e úmida e tem uma casquinha crocante, resultado de uma hidratação e um cozimento perfeitos. Recheie com o doce de leite (o ensinado pelo Rodrigo Oliveira ou doce de leite tradicional) e chocolate picadinho e sirva imediatamente.
Tapioca de café com doce de leite - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Receita do chef Rodrigo Oliveira, chef do restaurante Mocotó