PUBLICIDADE
Topo

Pudim de leite condensado (sem furinhos)

Divulgação
Imagem: Divulgação

100 min

8 porções

Médio

Ingredientes

Pudim

  • 2 lata(s) de leite condensado
  • 4 ovos
  • 2 e 1/2 xícara(s) de chá de leite

Calda de caramelo

  • 1 xícara(s) de chá de açúcar
  • 1/3 xícara(s) de chá de água fervente

Modo de preparo

Pudim

Pré-aqueça o forno a 160°C. Numa tigela grande, mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar. Evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo.

Calda de caramelo

Separe uma forma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Verter a água fervente, com cuidado. A calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa. Transfira a calda para a forma girando a calda com um pano de prato ou luva para caramelizar a lateral.

Despeje a massa do pudim na forma, passando por uma peneira. Coloque a forma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da forma do pudim para assar em banho-maria.

Deixe assar por cerca de 1h30. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso -- ele termina de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.

Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 3 h. Antes de servir, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.

Receita da personal chef Bianca Folla