Topo

Série "Craques da Cachaça " mostra o potencial da bebida típica do Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 11h06

A partir desta sexta-feira (21), o UOL Comidas e Bebidas oferece uma página especial dedicada à bebida que é o símbolo do Brasil, a cachaça. O leitor verá reportagens contando a história da bebida, as diferenças entre cada tipo, sugestões de receitas e dicas de harmonização, entre outros assuntos.

Um dos destaques do especial é a série "Craques da Cachaça", onde onze dos maiores mestres da mixologia brasileira mostram toda a versatilidade da bebida.  

Os programetes trazem receitas que levam a bebida mais conhecida do Brasil para além da tradicional caipirinha, seja em releituras de drinques clássicos ou em combinações diferentes -com ingredientes que vão desde cajá e pitaia, frutas típicas do Nordeste, até itens como pó de beterraba ou purê de cupuaçu. As bebidas estarão disponíveis para o público no menu das casas participantes.

O primeiro vídeo traz o trabalho do baiano Laércio Zulu, que comanda as coqueteleiras do La Maison Est Tombée, em São Paulo. Sua criação, o Sour da Terrinha, é uma adição à família dos drinques "sour" unindo cachaça com licor de castanha do Brasil, clara de ovo e limão galego.

A lista segue com nomes de peso, como o mestre Derivan Ferreira (bar Número), que apresenta um drinque com mel e castanha de caju baseado no romance "Iracema", de José de Alencar, e Kaskão Oliveira (Boteco Ferraz), que criou o Camisa Dez, com cachaça, suco de caju e licor de morango. 

Refinadas e divertidas
Ainda com a temática brasileira em destaque, Aharon Rosa, do Esquina Mocotó, homenageou Jericoacoara (CE) com uma mistura de cachaça, pitaia e sorvete de cajá, enquanto Fábio La Pietra (SubAstor) surge com o Xinga na Pinga, unindo a bebida homenageada a café expresso e creme de cacau em uma xícara de ágata.

Diretamente do bar Riviera, Jean Ponce traz um drinque requintado com licor de caramelo e vermute. Já no Epice, Kennedy Nascimento propõe um drinque minimalista, com cachaça prata envelhecida e "bitter" de grapefruit.

Leandro Batista, do Barnabé, apresenta na série o Flor de Mandacaru, com suco de caju, suco de limão e mel. O cupuaçu é a estrela do Brasileirinha, drinque com cachaça de Marcelo Serrano (Brasserie des Arts), enquanto Rafael Mariachi, do Anexo São Bento, oferece a Cajurita, mistura de cachaça, cajuína e suco de limão.