Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #207: Palmeiras campeão, São Paulo x Corinthians, Flamengo x Vasco e vexame gaúcho

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 12h17

O técnico Abel Ferreira conquistou a Recopa Sul-Americana, seu quarto título em 1 ano e 4 meses no comando do Palmeiras e foi apontado por alguns torcedores como o maior técnico da história do clube em uma semana que é marcada por clássicos estaduais, com o São Paulo enfrentando o Corinthians, na estreia do português Vítor Pereira, o Flamengo de Paulo Sousa encarando o Vasco e em Minas Gerais o duelo entre Cruzeiro e Atlético-MG.

No podcast Posse de Bola #207, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os feitos de Abel Ferreira no Palmeiras, o seu tamanho na história do clube e também o que esperar do duelo entre São Paulo e Corinthians, além de uma comparação de qual a maior diferença entre rivais, se é de Flamengo e Vasco ou de Atlético-MG e Cruzeiro, passando também pelas eliminações de Grêmio e Internacional na Copa do Brasil.

Arnaldo Ribeiro afirma que o técnico Abel Ferreira, depois de tanto ter seu trabalho comparado ao de Jorge Jesus, agora será colocado à prova diante de outros treinadores portugueses nos confrontos que terá com o Corinthians e o Flamengo na temporada, projetando bons duelos entre os treinadores vindos de Portugal.

"As comparações que ainda reinam e vão reinar com o Jorge Jesus, também português, com o seu trabalho no Flamengo, eles não se enfrentaram, então fica o Flamengo de 2019 contra o Palmeiras de 2021 ou 2020. Agora, o Abel vai enfrentar na prática outros técnicos portugueses nos mesmos torneios, o colega de dérbi dele, o Vítor Pereira, que daqui a pouco tem o primeiro duelo, e o Paulo Sousa no Flamengo", afirma.

"Agora vai ser comparação cabeça a cabeça, time a time, adversário a adversário, não é 'qual time foi melhor', 'qual time deixou legado'. É agora a competição entre eles, com alguns intrusos, com Mohamed no Atlético-MG, com o outro Abel no Fluminense, o Abel Braga, com o Rogério Ceni no São Paulo, mas tem uma competição portuguesa aí que muito promete, são treinadores de características diferentes os três e aí sim, de novo, acho que o Abel Ferreira vai ser confrontado com outros", completa.

O jornalista também considera que Abel Ferreira no Palmeiras é um técnico para consumo interno, diferentemente do que foi Vanderlei Luxemburgo durante suas passagens nos anos 1990, quando encantava também a torcedores de outros clubes.

"O Luxemburgo no Palmeiras naqueles tempos, década de 90, ele fazia torcedores que não torciam para o Palmeiras prestarem atenção e apreciarem o jogo do Palmeiras. Quando eu digo que o Abel Ferreira é mais consumo interno, é de fato mais consumo interno, ele está mais para Felipão do que para Luxemburgo nessa comparação, mas eu não vejo nenhum problema nisso, acho que é legítimo", diz Arnaldo.

Em relação aos clássicos e as diferenças entre os rivais, Juca Kfouri vê o Cruzeiro mais distante do Atlético-MG atualmente do que o Vasco do Flamengo. Ele também considera que o vexame do Internacional na eliminação da Copa do Brasil pelo Globo-RN é muito maior que o do Grêmio contra o Mirassol.

"A torcida do Cruzeiro, embora tenho o incentivo da SAF, do Ronaldo, ela está mais cabisbaixa ainda que a do Vasco que também, ao que tudo indica, terá esse incentivo da SAF, mas acho que a diferença ainda é maior entre Atlético-MG e Cruzeiro, embora a diferença entre Flamengo e Vasco também seja abissal", diz Juca.

"Eu queria falar não apenas do Globo, que jogou melhor que o Inter e não comparar a eliminação do Inter à eliminação do Grêmio, porque o Grêmio foi eliminado por um time tradicional, um time que os grandes de São Paulo têm dificuldade de ganhar lá em Mirassol", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.