PUBLICIDADE
Topo

Futebol

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Arnaldo: Surpreende a rejeição, Superliga já nasce com a pecha do elitismo

Do UOL, em São Paulo

20/04/2021 04h00

O anúncio da criação da Superliga Europeia, com a reunião dos clubes mais ricos de Espanha, Itália e Inglaterra, causou grande repercussão. Não necessariamente positiva, com jogadores em atividade, ex-jogadores e até torcedores dos criadores da competição fazendo protestos contra a ação, considerada elitista.

No podcast Posse de Bola #118, Arnaldo Ribeiro comenta a formação da Superliga e a forma como ela foi mal recebida por muitos, incluindo torcedores, e se diz surpreso com a rejeição. Ele cita a reação das entidades que organizam o futebol na Europa, Uefa, e no mundo, Fifa, e uma declaração revoltada e emocionada de Gary Neville, ex-jogador do Manchester United.

"Pela primeira reação das entidades, Uefa, Fifa, em relação a esse movimento da Superliga, várias ameaças, os jogadores envolvidos não poderão defender suas seleções nem na Copa do Mundo e nem na Eurocopa, tem muita disputa aí. Vão acabar acontecendo algumas adaptações, com algumas reivindicações dos clubes sendo atendidas, então acho que talvez não continue nunca mais como é hoje, mas eu também vejo uma situação de um certo exagero da Superliga", diz Arnaldo.

"O que me me surpreendeu muito foi a rejeição imediata de boa parte do mundo esportivo europeu: jogadores, mídia, clubes não envolvidos, o depoimento do Gary Neville muito emocionante, ex-jogador do Manchester United, colocando o dedo na ferida, falando coisas muito fortes. Então acho que também o campeonato não nasce com uma independência dos clubes, não, nasce com essa pecha do elitismo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol