Topo

Ex-United, Gary Neville detona ingleses na Superliga: 'Tenho nojo'

Gary Neville, ídolo do Manchester United, durante jogo contra Barcelona - Mike Egerton/EMPICS/PA Images via Getty Images
Gary Neville, ídolo do Manchester United, durante jogo contra Barcelona Imagem: Mike Egerton/EMPICS/PA Images via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/04/2021 18h46Atualizada em 19/04/2021 10h32

O ex- lateral direito Gary Neville, da seleção inglesa e do Manchester United (único time da carreira), criticou os clubes ingleses envolvidos no projeto de criação de uma Superliga europeia, com participação das principais equipes do continente. O ex-defensor afirmou estar enojado com tal iniciativa, que também é repudiada pela Uefa, confederações nacionais e pelas ligas locais dos países.

A ira de Gary Neville foi direcionada principalmente a Manchester United e Liverpool, que junto com Chelsea, Arsenal, Manchester City e Tottenham, fazem parte da iniciativa da Superliga, de acordo com a publicação francesa RCM Sports.

Hoje treinador, Neville argumentou que o United, fundado por trabalhadores e com história centenária, e o Liverpool, que tem como lema: 'você nunca andará sozinho', não estão respeitando a própria história ao embarcarem no projeto. Na opinião do ex-defensor, eles são movidos apenas pela ganância.

"Eu torço para o United há 40 anos na minha vida, mas estou com nojo. Absolutamente enojado. Estou enojado principalmente com o Manchester United e o Liverpool. No Liverpool, eles dizem: 'você nunca andará sozinho'. Às pessoas do clube, aos torcedores. O Manchester United, 100 anos, nascido de trabalhadores por aqui. E os dois estão entrando em uma liga sem competição, da qual não podem ser rebaixados. É uma desgraça absoluta", disse o ex-jogador à Sky Sports.

"Honestamente, temos que lutar para recuperar o poder neste país pelos clubes que estão no topo desta liga. E isso inclui meu clube. Estou ligando há um ano, como parte de outro grupo, para que um regulador independente traga freios e contrapesos para impedir que isso aconteça. É pura ganância. São impostores! São impostores! Eles não têm nada a ver. Os donos do Liverpool, do United, do Chelsea, do City, não têm nada a ver com o futebol neste país. Tem 100 anos de história de futebol neste país, de fãs que viveram e amaram esses clubes. E esses fãs precisam ser protegidos", continuou.

Gary Neville ponderou que não é contra o dinheiro no futebol, dizendo que ele mesmo se beneficiou financeiramente com o esporte. No entanto, o ex-jogador afirmou que a intenção de criar a Superliga fere os princípios de competição justa e pediu que todos os clubes que apoiam a iniciativa sejam punidos com a perda de pontos no Campeonato Inglês.

"Eu me beneficiei muito do futebol. Ganhei dinheiro pelo futebol, investi milhões em futebol, não sou contra o dinheiro no futebol. Mas os princípios e o espírito de uma competição justa, o direito de jogar, para que o Leicester vença a Liga e vá para Champions League. O United não está nem sequer na Champions. O Arsenal também não. Olhe para eles: são uma bagunça em forma de clube agora. A motivação é a ganância", declarou.

"Tirem todos os pontos deles amanhã. Ponha-os na parte de baixo da liga e tire o dinheiro deles. Sério. Tem que pisar nisso. É criminoso. É um ato criminoso contra os fãs de futebol no país. Não se engane. É o maior esporte do mundo, o maior na Inglaterra e é um ato criminoso contra os torcedores. Simples assim: tirem os pontos, tirem o dinheiro, punam os clubes", completou.

A Superliga

De acordo com a publicação francesa RCM Sport, além dos seis principais time ingleses: Manchester United, Liverpool, Manchester City, Arsenal, Chelsea e Tottenham participariam da iniciativa Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, da Espanha; Milan, Inter de Milão e Juventus, da Itália. A proposta é realizar um torneio com 16 times fixos e mais quatro convidados, sem rebaixamento, apenas com confrontos entre as grandes equipes do mundo, nos moldes da NBA nos Estados Unidos. A competição substituiria a Champions League.