Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #96: Palmeiras rei da América, Inter mais líder e SPFC afunda

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 12h37

O Palmeiras conquistou o segundo título de Libertadores ao vencer o Santos no sábado (30) por 1 a 0, no Maracanã, em jogo com poucas oportunidades criadas pelos times, presença de convidados, aglomeração, expulsão de Cuca e gol nos minutos finais de Breno Lopes. Enquanto isso, no Campeonato Brasileiro, o Inter venceu, no jogo com o Red Bull Bragantino, a nona partida consecutiva e manteve a dianteira, seguido do Atlético-MG, que também venceu, enquanto o São Paulo foi derrotado pelo Atlético-GO.

No podcast Posse de Bola #96, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a conquista palmeirense, o futebol jogado, os erros e acertos nas estratégias dos dois treinadores e as comparações com edições anteriores da competição após um jogo que decepcionou quem tinha a expectativa de uma grande partida, mas viu a felicidade dos torcedores alviverdes com o objetivo alcançado sob o comando de Abel Ferreira.

Para Juca Kfouri, o fato de o futebol apresentado pelas equipes não ter sido vistoso é algo que, conforme os dias vão passando, o torcedor se importa cada vez menos, já que o objetivo do sonhado título da Libertadores foi alcançado.

"Na medida em que os dias passam e as horas passam, a coisa que o torcedor menos dá bola é para a qualidade do jogo. A coisa para aqual ele mais dá bola é para o fato de ser o campeão. Hoje, por exemplo, é o primeiro dia útil da América do Sul verde. O torcedor do Palmeiras está indo para a escola, aqueles que estão indo para a escola, indo para o trabalho, aqueles que têm que ir para o trabalho, ou ficando em casa, que seria o ideal se todos pudessem, feliz da vida, olhando para todos os demais", diz Juca.

"Eu recebi uma mensagem de um palmeirense que disse o seguinte, 'o curioso nessa coisa de ser campeão da Libertadores é que a gente é que bebe e os torcedores dos outros times é que acordam de ressaca'. E é verdade, todo mundo que torceu contra, está estomagado e o palmeirense está feliz da vida", completa.

O jornalista critica a Conmebol e a CBF pela presença de convidados e a promoção de uma aglomeração no estádio do Maracanã, que se seguiu também no entorno dos estádios de Palmeiras e Santos, e na comemoração da torcida palmeirense com a chegada do time na Academia de Futebol, considerando que as consequências podem ser graves em meio à pandemia.

"Eu apenas lamento e não é especificamente, evidentemente, em relação ao torcedor Palmeiras, qualquer outro torcedor brasileiro teria feito a mesma coisa, a começar pelo que a própria Conmebol e a CBF estimularam no Maracanã, é um monte de aglomerações que houve em torno desse jogo, seja em Santos, seja em São Paulo, seja no entorno do Maracanã, da Vila Belmiro, aqui da casa verde, e as consequências nós vamos ver daqui duas semanas, como vimos pós-Natal, pós-Réveillon, infelizmente", diz Juca.

"As pessoas estão brincando com a pandemia que vem aí recrudescida, mais forte segundo todos os infectologistas e biólogos, em função desta nova cepa da pandemia. É um verdadeiro crime o que as entidades oficiais do futebol estão fazendo, estão brincando com a cabeça do torcedor e estimulando esse tipo de irresponsabilidade", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.