Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #76: Disputa pelo G4, contra o Z4, e a volta da Libertadores

Do UOL, em São Paulo

23/11/2020 11h23

O Flamengo foi o único entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão a vencer na rodada e conseguiu atingir a pontuação de liderança, ficando atrás do Atlético-MG nos critérios de desempate após o time de Jorge Sampaoli, sem contar com o argentino e jogadores devido à covid-19, ficar na igualdade com o Ceará. Os resultados do fim de semana deixaram a briga acirrada na parte de cima e de baixo da classificação em uma semana que tem o início do mata-mata da Libertadores.

No podcast Posse de Bola #76, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a briga pelas primeiras e contra as últimas posições no Campeonato Brasileiro, que tem o Fluminense embolado em cima com vitória sobre o Inter, que não se encontrou ainda com Abel Braga, e o Corinthians apenas dois times acima da zona de rebaixamento após um empate comemorado com o Grêmio, quando o alvinegro tinha 9 jogadores.

Poucos dias depois da eliminação para o São Paulo na Copa do Brasil, que fez com que algumas análises elevaram o clube paulista e colocaram para baixo o Flamengo, Juca Kfouri afirma que as condições no futebol brasileiro não mudaram e o rubro-negro segue sendo o melhor do país e principal favorito aos títulos que disputa, apontando também que logo após vencer o time de Ceni, a equipe treinada por Fernando Diniz ficou no empate em casa com o Vasco.

"O melhor time do Brasil era, é, e vai continuar a ser durante um bom tempo, até que surja alguém melhor, o Clube de Regatas do Flamengo. Perde? Claro que perde. É possível que aconteça um acidente e seja atropelado e eliminado de uma competição mata-mata? Sim, é claro que sim, como aconteceu em relação ao São Paulo", diz Juca.

"Mas em tempos de pandemia, em tempos em que, além das lesões normais, que apavoram o torcedor, você tem esse fenômeno da covid-19, você cravar que o São Paulo é o melhor time do Brasil porque eliminou o Flamengo depois do 3 a 0, te deixa com cara de tonto no domingo de noite", completa.

Juca afirma que o fato de o São Paulo ter vencido como venceu nos dois jogos com o Flamengo pela Copa do Brasil não o coloca como melhor time do país, espera uma recuperação do time com o recém-chegado treinador Rogério Ceni na temporada e até uma disparada na liderança do Campeonato Brasileiro no segundo turno.

"O São Paulo ter eliminado o Flamengo não confere ao São Paulo o título de melhor time do Brasil. Como a seleção brasileira estar invicta e ter feito 100% nas Eliminatórias não confere a ela, como já tem gente dizendo, o momento da melhor seleção do mundo", diz Juca.

"Vamos parar com bobagem, o Flamengo é favorito a ser campeão brasileiro, o Flamengo na hora em que tiver o mínimo de estabilidade e o Rogério puder escalar o time do Flamengo, apesar da pandemia, que é um fator essencial, ainda é possível que nesse turno o Flamengo livre uma boa vantagem e o campeonato não chegue afunilado como está aparentando que chegará", conclui.

O programa também analisa as situações de Atlético-MG e Palmeiras, com casos de covid-19 afetando numerosamente o elenco, Botafogo, Vasco e Corinthians entre os times que brigam para fugir do rebaixamento, o São Paulo que tem a chance de virar líder com a disputa dos jogos atrasados, e a disputa das oitavas de final da Libertadores, com as chances dos times brasileiros.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.