Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #73: Flamengo x São Paulo, disputa pelo G4, Messi e Neymar

Do UOL, em São Paulo

13/11/2020 12h14

O confronto entre Flamengo e São Paulo pela Copa do Brasil foi o destaque do futebol brasileiro na semana, com a vitória do time de Fernando Diniz no Maracanã na estreia de Rogério Ceni como técnico do clube rubro-negro, e a projeção do que pode ocorrer na próxima quarta-feira, desta vez no Morumbi. Além disso, o Internacional, líder do Brasileirão, viu Eduardo Coudet ir embora e contratou Abel Braga para o lugar e a disputa equilibrada na classificação aumenta a importância da rodada deste sábado.

No podcast Posse de Bola #73, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a disputa pelas quartas de final da Copa do Brasil, a rodada do Brasileirão e também as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, com tropeço da Argentina de Lionel Messi com arbitragem polêmica brasileira e o corte de Neymar da seleção brasileira.

Em relação à disputa do principal confronto da Copa do Brasil, Arnaldo Ribeiro afirma que as circunstâncias do confronto entre São Paulo e Flamengo na próxima quarta-feira no Morumbi fazem com que uma eventual classificação do clube paulista tenha a importância de um título para o time de Diniz, não apenas pelo adversário mais forte, mas pelo ídolo como adversário.

"Tem um peso gigantesco para todos os envolvidos, todos os personagens envolvidos, e curiosamente o torneio, a eliminatória para o Flamengo não quer dizer grande coisa, para o Rogério quer. Passar para a semifinal da copa do Brasil, terceiro torneio em importância para o Flamengo não é a coisa mais importante do mundo, para o Rogério é, e para o São Paulo é", diz Arnaldo.

"A eliminatória não garante nada, não garante o campeonato, mas para um time na fila e para as circunstâncias envolvidas, um time na fila contra o principal ídolo ou ex-ídolo, vale demais, então quarta-feira vale título", completa.

Já Mauro Cezar Pereira pontua a importância financeira da competição para o Flamengo, que não teria tanto peso no caso de uma eliminação caso o clube siga bem nas outras duas frentes que tem, e afirma que a questão de descontentamento dos são-paulinos com Rogério Ceni como adversário e as questões pessoais dele com o ex-clube não importam para o Rubro-negro.

"Eu acho que o jogo é completamente diferente para os dois times. Para o São Paulo, é tudo, e para o Flamengo é mais um jogo. É um jogo importante, evidentemente, até pela premiação da Copa do Brasil, a possibilidade de ganhar a premiação, o Flamengo não está livre de ter que vender jogadores para equilibrar finanças ao final da temporada, nenhum clube do mundo está nadando em dinheiro hoje", diz Mauro.

"Apesar de a premiação ser maior, o Flamengo não está na fila, como é o caso do São Paulo, então para o Flamengo é um jogo importante, mais um jogo importante, e só. Os interesses profissionais e pessoais do Rogério não importam perto dos interesses do Flamengo, isso aí é uma briguinha entre o São Paulo, os são-paulinos e o Rogério, um ciuminho, o Flamengo não tem nada com isso, o Rogério é mais um técnico do Flamengo, ele não é um herói do Flamengo, ele não tem nenhuma história no Flamengo", conclui.

O episódio também analisa a situação do Corinthians com eleições se aproximando, o Palmeiras com o técnico Abel Ferreira conseguindo resultados mesmo com desfalques, o Internacional com a volta de Abel Braga, e a seleção brasileira de Tite e agora sem Neymar.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Orelo e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL Esporte. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.