Topo

Alinghi vence e abre vantagem de 3 a 0 na America's Cup

18/02/2003 09h48

Das agências internacionais
Em Auckland (Nova Zelândia)

O veleiro Alinghi abriu boa vantagem na decisão da America's Cup. Nesta terça-feira, o barco suíço venceu a terceira regata contra o Team New Zeland, atual campeão, por 23 segundos de diferença e fez 3 a 0 na série melhor-de-nove provas.

"É incrível a posição em que estamos", afirmou o diretor-executivo do Alinghi, Michel Bonnefous. Para chegar à vitória, o barco comandado por Russell Coutts e que tem como tático Brad Butterworth conseguiu boa vantagem nos minutos que antecediam a largada e, com tranqüilidade, lideraram a prova contra a tripulação menos experiente neo-zelandesa.

O Team New Zeland venceu a America's Cup em 1995 e se tornou o primeiro barco de fora dos Estados Unidos a conseguir defender o título, em 2000, em uma final contra o Prada, da Itália, que tinha como tático o brasileiro Torben Grael.

Na história de 152 anos da America's Cup nenhum barco saiu de uma desvantagem de 3 a 0 para conquistar o título. A quarta regata está marcada para quinta-feira e a quinta, que pode ser a decisiva para o Alinghi, será no sábado.

O Alinghi largou do lado direito da raia e acab9ou beneficiado por isso. O Team New Zealand acreditava que havia melhor corrente de vento do lado esquerdo, mas apenas assistiu ao adversário abrir vantagem logo após o tiro de largada.

Após a primeira bóia, o barco suíço já tinha 28 segundos de vantagem. Depois, porém, os neo-zelandeses se recuperaram e conseguiram diminuir a desvantagem para 15 segundos nas três bóias seguintes. No entanto, o Alinghi começou a fazer uma prova de administração até a linha de chegada.