Topo

Paulista treina em Ilhabela para maratona náutica

24/07/2002 12h45

Da Redação
Em São Paulo

Cumprir uma verdadeira "maratona náutica" em 14 meses, atravessando o oceano Atlântico e participando de duas regatas - a Transat Jacques Vabre, que liga os portos de Le Havre (na França) e Salvador, e a Eldorado-Brasilis (entre Vitória e Trindade) - percorrendo um total de 10 mil milhas (18 mil quilômetros) a partir de janeiro de 2003.

Este é o projeto Or - Na Rota dos 60', criado pelo velejador paulista Roberto Holzhacker, que está participando da 29ª Semana de Vela de Ilhabela, o maior evento náutico da América Latina, no barco Via Láctea.

A competição acontece até o dia 27 no Litoral Norte de São Paulo, reunindo 174 barcos e mais de 1.200 tripulantes, números recordes deste evento.

Na primeira etapa, que deverá durar três semanas, Roberto pretende sair da Cidade do Cabo, na África do Sul, e velejar sozinho até o Rio de Janeiro, perfazendo cerca de 6 mil quilômetros. O barco que será usado nesta travessia foi desenvolvido e construído por ele mesmo (Roberto é arquiteto naval).

É o monocasco Or de 20 pés (6.5m), o primeiro veleiro brasileiro da
classe Mini Transat. "Quero aproveitar a regularidade dos ventos de sudeste e das correntes de Benguela e Sul Equatorial, no Atlântico Sul, para encurtar meu caminho e cruzar com a flotilha da Eldorado-Brasilis chegando em Trindade", explica.

A "maratona" terá continuidade em novembro do próximo ano, quando Roberto Holzhacker, a bordo de um moderno veleiro de 60 pés (18.3m), da classe Open 60, estará competindo na mais longa das regatas transatlânticas do mundo, a Transat Jacques Vabre. Nesta prova, ele velejará um total de 4.340 milhas.

Conhecida como a Rota do Café, esta regata cruza os dois hemisférios e é repleta de táticas que visam superar as diferentes e determinantes opções meteorológicas. "Serei o primeiro brasileiro a participar desta prova, que em 2001 teve 38 barcos de oito nacionalidades", ressalta o velejador, que deve chegar em Salvador depois de 20 dias. O barco de 60 pés a ser usado por ele foi batizado como "Or Grande", e pode percorrer 400 milhas em 24 horas, sem dificuldades.

Última etapa da "maratona": Espírito Santo

Roberto Holzhacker completará o projeto Or - Na Rota dos 60' com a participação na regata Eldorado-Brasilis (a mais longa realizada no país, com um total de 1.200 milhas), em janeiro de 2004. Promovido pela rádio Eldorado, o evento é dividido em duas etapas - os velejadores partem da capital do Espírito Santo, Vitória, vão até a ilha de Trindade e retornam ao continente. Na Eldorado-Brasilis, Roberto também estará a bordo do veleiro de 60 pés usado na Rota do Café.

"Vou em busca do recorde desta regata", avisa o velejador, que tem mais de 25 mil milhas navegadas em diversas categorias, regatas e travessias e é o pioneiro da classe 6.50m no Brasil atravessando sozinho o Atlântico no final de 2001. Esta aventura, segundo ele, foi fundamental para dar a partida a este novo projeto.