Topo

JPMorgan admite que julgou mal apoio à Superliga Europeia

23/04/2021 11h23

Por Pamela Barbaglia

LONDRES (Reuters) - O JPMorgan disse nesta sexta-feira que lamenta ter apoiado times de futebol no lançamento de uma Superliga Europeia dissidente depois que o plano fracassou nesta semana devido a uma avalanche de protestos de torcedores e políticos.

"Está claro que avaliamos mal como este acordo seria visto pela comunidade do futebol como um todo e como poderia impactá-la no futuro", disse um representante do banco. "Aprenderemos com isto."

O JPMorgan disponibilizou uma concessão equivalente a 4,2 bilhões de dólares para os clubes fundadores gastarem com a infraestrutura e a recuperação do impacto da pandemia de Covid-19.

O banco foi o único credor da nova competição, cujo mentor foi o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.

O pacote de financiamento era essencial para ajudar Pérez a conquistar a confiança de outros grandes clubes europeus e delinear um acordo vinculante que comprometeria doze times, entre eles Juventus, Manchester United, Liverpool e Barcelona, com o novo torneio concebido para aumentar a arrecadação.

Mas o plano desmoronou no dia 21 de abril --menos de 48 horas depois de ser anunciado-- quando oito dos 12 membros fundadores da Inglaterra, da Itália e da Espanha recuaram diante da grande pressão de torcedores, políticos, dirigente do futebol e até da família real britânica.

O JPMorgan também foi criticado por seu papel no financiamento dos clubes rebeldes, e torcedores foram imediatamente ao Twitter pedir um boicote ao banco.

(Reportagem adicional de Anna Irrera e Simon Jessop)