Topo

Fifa quer uso uniforme do VAR no mundo, diz chefe de arbitragem Collina

09/07/2020 11h50

Por Simon Evans

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) - A Fifa quer que as revisões de vídeo do VAR sejam aplicadas da mesma maneira em todas as competições, já que assume a responsabilidade direta pelo sistema.

Questões relacionadas ao VAR têm sido tratadas principalmente pela IFAB, o órgão legislador do esporte, durante a fase experimental de dois anos do sistema e sua introdução como parte das leis do futebol.

A Fifa, no entanto, assumiu o papel de apoiar os organizadores das competições com a implementação do VAR a partir de 1º de julho.

Pierluigi Collina, ex-árbitro italiano da Copa do Mundo e presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, disse à Reuters que a medida foi uma "transição natural".

"A IFAB, como organização, tem o dever de governar as leis do futebol, incluindo o VAR, o protocolo e os regulamentos. Depois que as leis do esporte são definidas, o trabalho da IFAB termina", afirmou ele.

"É então a Fifa que lida com a orientação de árbitros em todo o mundo, apoiando todas as associações membros."

Houve algumas variações no uso do VAR em diferentes competições e ligas nacionais, mas Collina disse que deve haver uma abordagem uniforme.

"Outra responsabilidade da Fifa é ter as leis do esporte implementadas em todo o mundo da mesma maneira, não pode haver uma implementação diferente das leis em diferentes continentes ou países. Nossa responsabilidade é garantir que o futebol seja jogado da mesma maneira em todo o mundo”, acrescentou.