Topo

Mercedes desiste de recorrer contra resultado do GP da Abu Dhabi de F-1

16/12/2021 13h22

Berlim, 16 dez (EFE).- A equipe de Fórmula 1 Mercedes anunciou nesta quinta-feira que renunciará de recorrer contra o resultado do Grande Prêmio de Abu Dhabi, realizado no último fim de semana, em que o holandês Max Verstappen, da Red Bull, saiu vencedor e conquistou o título mundial desta temporada.

"Junto com Lewis (Hamilton) consideramos minuciosamente como deveríamos reagir ao resultado desta final", indicou a escuderia alemã, por meio de comunicado.

A Mercedes justifica a decisão "pelo amor a este esporte" e por considerar que deve imperar "o resultado esportivo".

A equipe argumenta que, inicialmente, protestou pela aplicação do regulamento do 'safety car', que considera ter prejudicado Hamilton, outro postulante ao título de 2021, que havia liderado a prova até a volta final.

Segundo a Mercedes, o recurso contra o resultado havia sido feito "em nome da justiça esportiva", para obter "clareza" e com o objetivo de abrir uma via de "diálogo construtivo" com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a organização da Fórmula 1.

O principal questionamento da equipe alemã foi o reordenamento dos retardatários durante o período de presença do 'safety car' na parte final do GP realizado no circuito de Yas Marina.

Depois de anunciar que os pilotos com voltas perdida em relação aos líderes não poderiam recuperá-las, ultrapassando o carro de segurança, o diretor de prova, Michael Masi, só permitiu que aqueles que estavam entre Verstappen e Hamilton o fizessem.

Quando a bandeira verde foi mostrada e a corrida recomeçou na última volta, o holandês, que estava em segundo, mas com pneus novos, ultrapassou o britânico e partiu em direção a vitória.

Como os dois pilotos estavam empatados em pontos, ao subir no topo do pódio, Verstappen conquistou pela primeira vez na carreira o título de campeão mundial de Fórmula 1.

A Mercedes tinha até hoje para apresentar um novo recurso sobre o resultado da corrida que fechou a temporada de 2021. EFE