Topo

Rebeca Andrade exalta preparação desde estreia em 2016: "Foquei na meta"

29/07/2021 18h05

Tóquio, 29 jul (EFE).- Primeira brasileira da história a subir ao pódio olímpico na ginástica artística feminina, Rebeca Andrade, de 22 anos, destacou o longo trabalho de preparação feito desde 2016, no Rio de Janeiro, até a conquista da prata em Tóquio nesta quinta-feira.

"Foi um longo caminho (desde 2016) com muitos obstáculos, mas foquei na minha meta", disse Rebeca, que estreou nos Jogos Olímpicos na edição sediada pela capital fluminense, aos 17 anos, e terminou na 11ª colocação no individual geral.

Passados cinco anos, na final do individual geral feminino em Tóquio, a brasileira totalizou 57.298 pontos, ficando atrás apenas da americana Sunisa Lee (57.433), que levou o ouro, enquanto a russa Angelina Melnikova (57.199) ficou com o bronze.

"Estou superfeliz. Esperei por este momento, treinei e trabalhei muito duro. Não tenho palavras para descrever como estou me sentindo com a medalha de prata no meu pescoço", afirmou.

Rebeca atribuiu a conquista, inédita para a equipe de ginástica artística feminina do país, à dedicação e ao trabalho da comissão técnica ao longo do treinamento para chegar aos Jogos Olímpicos.

"Eu dei 110%, tudo de mim. Coloquei muito empenho nisso. Trabalhei duro com meu técnico e com a psicóloga", comentou a medalhista de prata.