Topo

Racing Point perde 15 pontos por imitar sistema de freios da Mercedes

07/08/2020 14h16

Redação Central, 7 ago (EFE).- A Racing Point foi punida com a perda de 15 pontos no Mundial de construtores e uma multa de 400 mil euros por ter utilizado copiado o sistema de freios do carro da Mercedes do ano passado, segundo anúncio feito nesta sexta-feira pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A decisão foi motivada por um protesto da Renault contra os carros conduzidos pelo mexicano Sergio Pérez e pelo canadense Lance Stroll durante o Grande Prêmio da Estíria. O time francês já entrou com ação semelhante em relação aos GPs da Hungria e da Grã-Bretanha.

Segundo os juízes da FIA, a Renault reclamou que o chassi do carro da Racing Point desta temporada tem dutos de ventilação que eram quase idênticos aos usados pela Mercedes na temporada de 2019, embora a peça não esteja na lista daquelas que, por regulamento, poderiam ser compradas. O time do magnata Lawrence Stroll tem 24 horas para recorrer.

Entretanto, para os juízes, a questão envolve apenas o regulamento esportivo, e não o técnico. Por isso, consideram que não cabe a desclassificação da escuderia.

A Racing Point vinha na quinta colocação do Mundial de construtores, com 42 pontos, mas agora cai para sexto, com 27. A beneficiada foi justamente foi a Renault, que tem 32 e subiu um degrau na tabela. EFE

mam/dr