Topo

Árbitro é suspenso até o fim do ano na Suécia após ser acusado de racismo

04/07/2020 02h13

Redação Central, 3 jul (EFE).- A Federação Sueca de Futebol suspendeu até o fim do ano o árbitro Martin Strömbergsson, por uma declaração racista proferida contra o goleiro guineense Aly Keita, do Östersund, que disputa a primeira divisão local.

Recentemente, o jogador revelou durante participação em um podcast, uma fala do árbitro, depois de uma paralisação de partida disputada no ano passado, provocada pelo lançamento de bananas por partes de torcedores de time adversário.

"Deixe de falar, volte para seu gol, para que possam te atirar bananas", disse Strömbergsson, segundo contou Keita.

O Comitê Disciplinar da Federação Sueca avaliou o caso e ouviu o árbitro, que não negou fala, embora tenha se defendido sobre ter se tratado de uma afirmação ofensiva.

"Martin garante que não tinha nenhuma intenção racista quando disse isso. Não temos motivo para duvidar disso, mas acreditamos que é uma declaração muito infeliz e que, evidentemente, pode ser insultante", aponta comunicado do órgão, ao justificar a punição.

Strömbergsson também emitiu uma nota sobre o caso, em que afirmou que a frase "Volte para a jaula, para que te deem uma banana", era utilizada na Suécia como piada, não relacionada à cor da pele, mas sim à função de goleiro.

"Errei e posso garantir de novo que não tem nada a ver com o fato de Aly ser negro", afirmou o árbitro, que garantiu ter pedido desculpas para o jogador no mesmo dia.

O Campeonato Sueco, que foi paralisado por causa da pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, está em disputa e será concluído em 6 de dezembro, dois meses depois do habitual.