Topo

Tottenham arranca virada épica com 3 gols de Lucas e vai à final da Champions

08/05/2019 18h52

Amsterdã, 8 mai (EFE).- Se alguém pensou que a vitória do Liverpool sobre o Barcelona, ontem, havia esgotado a dose de emoção nas semifinais da edição 2018-2019 da Liga dos Campeões, esqueceu de combinar com o Tottenham e, especialmente, Lucas Moura.

O time londrino derrotou nesta quarta-feira o Ajax de virada por 3 a 2, em Amsterdã, com nada menos do que três gols do meia-atacante brasileiro, e garantiu vaga pela primeira vez em sua história na final do principal torneio continental europeu.

No primeiro tempo, a equipe holandesa, dona de quatro títulos da competição e que encantou o mundo neste ano ao eliminar Real Madrid e Juventus nas fases eliminatórias anteriores, passou a impressão de que iria sem sustos à decisão, ao abrir 2 a 0, com gols de De Ligt e Ziyech. Dessa forma, aumentou a vantagem conquistada na partida de ida, na Inglaterra, onde havia vencido por 1 a 0.

Porém, a noite na Johan Cruyff Arena era de Lucas. Renegado no projeto de conquista de Champions do Paris Saint-Germain, o ex-jogador do São Paulo deixou o clube da capital francesa sem qualquer badalação para se tornar herói em Londres. Destro, ele anotou um "hat-trick" com a perna esquerda, com direito a gol aos 51 minutos do segundo tempo, e colocou os 'Spurs' em uma final inédita. Depois do feito histórico, já há campanha de alguns companheiros de equipe, como o meia Christian Eriksen, para que o brasileiro ganhe uma estátua por parte do Tottenham.

Essa já é a melhor campanha do clube na história do maior torneio interclubes da Europa, superando a de 1961-1962, quando chegou às semis. Para dar um passo à frente e ficar com o título, será preciso superar o Liverpool, que na terça-feira também protagonizou um resultado improvável ao reverter uma derrota de 3 a 0 para o Barcelona no jogo de ida, na Espanha, com uma goleada por 4 a 0 em casa, no estádio Anfield Road.

O duelo inglês pelo sonhado troféu acontecerá em 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri.

Nesta quinta-feira, outros dois times da Inglaterra terão a chance de chegar à decisão de uma competição da Uefa. Chelsea e Arsenal jogarão contra Eintracht Frankfurt e Valencia, respectivamente, pelas semifinais da Liga Europa. Com isso, pela primeira vez na história, os quatro finalistas europeus de uma temporada podem ser do mesmo país.

Apelidados na Europa de "filhos de Cruyff" por jogarem um futebol de toque de bola com grande rotação no posicionamento, os comandados do técnico Erik ten Hag estiveram perto de quebrar um jejum de 24 anos sem que o Ajax fosse à final continental. Contudo, terão de se contentar com o título da Copa da Holanda, já conquistado, e a possibilidade de ganhar o Campeonato Holandês, do qual é líder.

O principal desfalque dos donos da casa foi o atacante David Neres, que chegou a ser anunciado como titular pela Uefa e pelo próprio clube holandês, mas foi vetado instantes antes do pontapé inicial e deu lugar a Dolberg. O brasileiro teve um estiramento na coxa esquerda.

No Tottenham, a grande ausência foi a do atacante Harry Kane. O artilheiro da última Copa do Mundo sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo na ida das quartas da Champions, contra o Manchester City, há quase um mês. O volante Winks também não jogou por estar machucado.

Mesmo em vantagem, o tetracampeão começou a partida em cima e fez 1 a 0 logo aos cinco minutos de bola rolando. Schöne cobrou escanteio pela direita, De Ligt ganhou de Dele Alli pelo alto e marcou de cabeça.

O empate quase aconteceu no minuto seguinte. Son desceu pela esquerda, aproveitou o posicionamento ruim do goleiro Onana e bateu pro gol, mas acertou o pé da trave. No rebote, Eriksen não conseguiu concluir.

O gol sofrido tão cedo serviu para que o Tottenham saísse para o ataque, o que não foi visto na ida, quando chutou a gol apenas uma vez. Aos 23 minutos, Son recebeu de Dele Alli e bateu por baixo para defesa de Onana. Aos 24, Lucas Moura, único brasileiro em campo, disparou pelo meio e preparou para Eriksen, mas o arqueiro camaronês também pegou o arremate do dinamarquês.

As investidas dos visitantes permitiam que o Ajax contra-atacasse. Aos 30 minutos, Ziyech fez ótima enfiada para Tadic, que bateu rente à trave esquerda. Na sequência, aos 36, Van de Beek acelerou e abriu na esquerda para o sérvio, que rolou para trás. Ziyech chutou e aumentou a diferença.

Em busca de três gols, os 'Spurs' voltaram do intervalo com o atacante Llorente na vaga do volante Wanyama. A equipe inglesa então foi para cima e deu trabalho aos oito minutos, quando Eriksen lançou nas costas da zaga, Dele Alli emendou de primeira e Onana operou um milagre.

Na sequência, aos dez, veio o primeiro gol do Tottenham. Rose deu uma caneta e acionou Lucas Moura, que disparou, tabelou com Dele Alli e chutou rasteiro, com categoria, no canto esquerdo.

No embalo, quatro minutos depois, nasceu o empate. Em confusão na área, Llorente cabeceou e Onana operou um milagre, mas se enrolou com Schöne e não conseguiu segurar a bola. Com faro de artilheiro, Lucas limpou a marcação, emendou no canto e deixou tudo igual.

O Tottenham ganhou moral e continuou em cima, mas o Ajax, passado o baque, também criou. Aos 17, em lance semelhante ao do segundo gol, Tadic tocou da esquerda para o meio, e Ziyech concluiu rente à trave. Aos 25, De Ligt cruzou com força da esquerda e Lloris deu um tapinha antes do cabeceio de Tagliafico.

A essa altura, a bola ficava por mais tempo no campo de defesa do time holandês, que, entretanto, tinha as chances mais claras. Aos 33 minutos, Ziyech dominou perto da meia-lua, limpou e arrematou cruzado no pé da trave.

Lucas era o melhor no jogo por baixo dos 'Spurs', e Llorente dava muito trabalho pelo alto. Aos 41, após o escanteio, o espanhol resvalou, Vertonghen cabeceou na pequena área e Onana fez uma defesa espetacular. O próprio belga ficou com a sobra, mas a defesa salvou.

No abafa, aos 51, veio o gol salvador. Em mais um lançamento para a área, Dele Alli ganhou dividida, e Lucas, o iluminado da noite, estava no lugar certo, na hora certa, para empurrar para a rede, completar o "hat-trick" e entrar para a história do Tottenham.

Ficha técnica:.

Ajax: Onana; Mazraoui, Blind, De Ligt e Tagliafico; Schöne (Veltman), Van de Beek (Magallán), De Jong, Ziyech e Tadic; Dolberg (Sinkgraven). Técnico: Erik ten Hag.

Tottenham: Lloris; Trippier (Lamela), Alderweireld, Vertonghen e Rose (Davies); Sissoko, Wanyama (Llorente) e Eriksen; Dele Alli, Lucas Moura e Son. Técnico: Mauricio Pochettino.

Árbitro: Felix Brych (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Mark Borsch e Stefan Lupp.

Cartões amarelos: Dolberg, Ziyech e Onana (Ajax); Sissoko e Rose (Tottenham).

Gols: De Ligt e Ziyech (Ajax); Lucas Moura (3x) (Tottenham).

Estádio: Johan Cruyff Arena, em Amsterdã (Holanda). EFE