Topo

Após prisão, Uli Hoeness vence eleição e volta à Presidência do Bayern

Uli Hoeness, presidente do Bayern, é abraçado por Franz Beckenbauer - Andreas Gebert/AP
Uli Hoeness, presidente do Bayern, é abraçado por Franz Beckenbauer Imagem: Andreas Gebert/AP

Da EFE, em Berlim

25/11/2016 20h42

Uli Hoeness foi eleito nesta sexta-feira (25) presidente do Bayern de Munique em uma grande assembleia realizada pelo clube e que precisou de uma instalação de uma tenda extra ao lado do Audi Dome para abrigar todos os sócios presentes.

Com a vitória, Hoeness volta ao cargo que tinha deixado em 2014 após um escândalo por evasão de impostos pelo qual chegou a ficar preso Ao chegar ao local, o agora novo presidente foi recebido com aplausos pelos sócios. Mais tarde, em discurso para defender sua candidatura, a única apresentada, lembrou sua passagem pela prisão e o apoio que tinha recebido de suas duas famílias: sua mulher, filhos e netos, de um lado, e dos torcedores do Bayern, de outro.

"Há dois anos estive aqui quando não sabia o que seria de mim. Hoje estou aqui outra vez", disse Hoeness, revelando que recebeu milhares de cartas de torcedores do Bayern enquanto estava preso.

"Cometi um erro. Respeito todos os que não queiram votar em mim. Mas fiz tudo isso para reparar esse erro. Paguei minha dívida fiscal com juros e me comportei na prisão como deve se comportar um preso. Peço uma segunda oportunidade", afirmou o dirigente no discurso.

Hoeness substituirá no cargo Karl Hopfner, que ocupou a presidência do Bayern durante o período que o agora novo presidente esteve na prisão. Durante sua gestão, Hopfner se manteve à sombra do executivo-chefe do clube, Karl-Heinz Rummenigge.

Com o retorno de Hoeness, espera-se que o presidente tenha um papel mais ativo no clube. Na complicada estrutura do Bayern, o conselho diretor tem o poder executivo, mas existe um órgão de vigilância, normalmente liderado pelo presidente, que deve dar autorização para todas as decisões.