Topo

Barcelona pode ser campeão equatoriano com empate em clássico com Emelec

Da EFE, em Guaiaquil (Equador)

25/11/2016 17h09

O Barcelona de Guaiaquil pode conquistar neste fim de semana o título de campeão equatoriano, se empatar com no clássico local com o Emelec, no Estádio Monumental Isidro Romero, em Guaiaquil, pela 20ª rodada da segunda etapa da competição.

Os 'Canarios', que já venceram a fase inicial, estão com 48 pontos, sete pontos a frente do maior rival, único que ainda pode impedir que o título venha neste fim de semana. Caso os 'Eléctricos' consigam tirar a vantagem nas três rodadas finais, também se classificará à final do campeonato.

Se for campeão nacional, o Barcelona passará a acumular 15 troféus da competição, que é disputada desde 1957, e, de quebra, interromperá a sequência de três conquistas consecutivas do Emelec, que vem mandando no país desde 2013.

Na corrida pela presença na Taça Libertadores, os dois times de Guaiaquil já estão tranquilos, independente do desfecho da segunda etapa do Equatoriano, pois estão garantidos matematicamente. Ambos, a partir do regulamento provisório do torneio continental, estariam classificados na fase de grupos.

A terceira vaga na competição, por enquanto a última que o país terá direito, ainda está em aberto. O El Nacional, que está na posição agora, visita nesta rodada o ameaçado Aucas, que está na lanterna do geral e pode ser rebaixado em caso de derrota e vitória do Delfín sobre o Fuerza Amarilla.

Outros com chances de ir à Libertadores são Independiente del Valle, LDU de Quito, Deportivo Cuenca e Universidad Católica.