Topo

Zverev vence Medvedev e conquista o segundo ATP Finals de sua carreira

21/11/2021 15h33

Turim, Itália, 21 Nov 2021 (AFP) - O tenista alemão Alexander Zverev, nº 3 do mundo, derrotou implacavelmente o russo Daniil Medvedev, nº 2 e atual campeão do torneio, neste domingo na final do ATP Finals de Turim, com um duplo 6-4, para conquistar seu segundo 'Masters'.

Com esta prestigiosa vitória em um torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, Zverev encerra um 2021 especialmente prolífico: conquistou seis títulos, incluindo o ouro olímpico em Tóquio-2020.

Assim como aconteceu na capital do Japão, Zverev (de 24 anos) se classificou para a final deste domingo após eliminar na rodada anterior o número 1 e grande favorito Novak Djokovic, que com isso ficou sem chances de igualar o recorde de vitórias suíço Roger Federer (6) no ATP Finals.

"É fantástico porque ganhei a final do Masters contra um adversário com quem havia perdido os últimos cinco duelos, então tive que fazer uma das minhas melhores partidas", comemorou o alemão, vencedor do torneio de 2018.

"Não há melhor maneira de terminar a temporada, por isso estou muito feliz e pronto para entrar de férias", brincou Zverev, que com 59 vitórias se torna o jogador com mais vitórias em 2021.

Zverev é também o primeiro tenista desde André Agassi em 1990 a vencer o ATP Finals depois de derrotar os dois primeiros do ranking mundial.

O primeiro Masters realizado em Turim, no qual não participaram por lesão nem Federer nem o espanhol Rafael Nadal, confirmou que a nova geração de tenistas está finalmente preparada para ter protagonismo: pela primeira vez desde 2005, os dois finalistas tinham 25 anos ou menos.

Diante do recente vencedor do Paris-Bercy Masters 1000, Zverev (que havia perdido para Medvedev no início deste mês na capital francesa por um contundente 6-2 e 6-2) foi implacável com seu saque (8 aces e 83 % de pontos ganhos com seu primeiro serviço).

Um 'break' em cada set (no terceiro game do primeiro set e no primeiro no segundo) foi suficiente para superar em apenas uma hora e um quarto um Medvedev que não esteve em seu melhor momento (apenas 58% dos primeiros serviços).

bur-dep/chc/mcd/pm/aam