Topo

Basquete: França derrota Eslovênia e está na final do torneio masculino

05/08/2021 10h23

Saitama, Japão, 5 Ago 2021 (AFP) - A França venceu a Eslovênia por 90-89 nas semifinais do torneio de basquete masculino dos Jogos de Tóquio, com direito a um toco decisivo de Nicolas Batum no último segundo da partida, e desafiará a seleção dos Estados Unidos na final de sábado.

Com uma grande atuação coletiva de suas estrelas, a França conseguiu conter o astro esloveno Luka Doncic, que mesmo assim terminou a partida com um triplo duplo (16 pontos, 10 rebotes e 18 assistências).

Com a atuação, o jogador esloveno do Dallas Mavericks se une a um clube exclusivo que era integrado apenas pelo soviético Alexander Belov, que conseguiu o triplo-duplo em Montreal-1976, e Lebron James, em Londres-2012.

Outros destaques da Eslovênia foram Mike Tobey, com 23 pontos, e Klemen Prepelic com 17.

Cansado e sem confiança pelo mau aproveitamento nos arremessos (5/18), Doncic não procurou a cesta nos últimos minutos.

A responsabilidade da última jogada foi de Prepelic, que avançou rumo à bandeja da vitória. Mas Nicolas Batum conseguiu um toco impressionante no último segundo e garantiu o triunfo da França.

Na melhor partida do torneio, a França conseguiu a vitória graças à maior profundidade de seu elenco. Liderada por Nando De Colo (25 pontos) e Evan Fournier (23), com o capitão Batum sem muitos pontos, mas protagonista da jogada defensiva que já entrou para a história.

Na primeira semifinal, a seleção dos Estados Unidos venceu a Austrália por 97-78.

Agora, os franceses pretendem desafiar os americanos na disputa do ouro. Na primeira partida da fase de grupos, a seleção europeia derrotou o 'Team USA' por 83-76, algo que já havia acontecido nas quartas de final da Copa do Mundo da China-2019 (vitória dos franceses por 89-79).

Esta será a terceira final olímpica do basquete masculino entre os dois países: em Londres-1948 e Sydney-2000, os americanos levaram a medalha de ouro.

nip/pm/psr/fp