Roger Federer vence seu 20º Grand Slam no Aberto da Austrália
Aos 36 anos, Federer venceu em Melbourne pela sexta vez, empatando em número de conquistas com os recordistas Roy Emerson e Novak Djokovic. O helvético também abriu quatro títulos de Majors de vantagem sobre o rival e amigo Rafael Nadal, dono de 16 troféus.
"Estou muito feliz. É um sonho que virou realidade, o conto de fadas continua para mim. Depois do grande ano passado, isso é incrível", declarou um emocionado Federer, às lágrimas.
"É por vocês, os que estão neste estádio, que eu continuo treinando, obrigado por tudo", continuou a lenda viva.
O suíço, número 2 do mundo, conseguiu assim defender o título conquistado no ano passado e somou um terceiro troféu de Grand Slam desde que voltou às quadras em janeiro do ano passado, após seis meses de ausência devido a uma operação no joelho. Em julho de 2017, Federer venceu Wimbledon pela oitava vez, outro recorde, lá também com uma vitória sobre Cilic na final.
Federer continua a desafiar o tempo. Ele se tornou o segundo tenista mais velho da história a conquistar um Grand Slam, atrás apenas do australiano Ken Rosewall (37 anos em 1974).
O suíço, porém, terá que esperar pelo menos até o próximo torneio para realizar outro feito. Com a vitória, ele se aproximou a 155 pontos de assumir o posto de número 1 do mundo das mãos do rival Rafael Nadal.
Na final deste domingo, disputada 'indoor', com o teto da Rod Laver Arena fechado devido ao calor de Melbourne (38 graus no início da partida), Federer parecia encaminhar a partida na direção de uma vitória sem grande sustos. Muito agressivo, chegou a abrir 2 sets a 1 e 2 games a 0 na quarta parcial, mas viu Cilic reagir e obrigar a disputa de um quinto set.
No set decisivo, Cilic chegou a ter a oportunidade de quebra no primeiro game, mas o campeão fechou a porta e dominou a sequência da parcial, fechando a partida após 3 horas e 3 minutos em quadra com um ace que o croata desafiou, proporcionando segundos de emoção até a confirmação do fim da partida no replay.
Em julho do ano passado, na final de Wimbledon, Cilic não pôde mostrar seu melhor tênis diante de Federer devido a bolhas no pé. Em Melbourne, fisicamente bem, o croata de 29 anos, campeão do US Open de 2014, mostrou toda sua qualidade, mas não conseguiu evitar uma 9ª derrota na décima partida contra a lenda suíça.
De consolo, resta ao croata saber que, a partir desta segunda-feira, assumirá a 3ª colocação do ranking mundial, sua melhor posição na carreira.