Organização da Copa das Confederações na Rússia é acusado de censura
Os jornalistas credenciados para trabalharem na Copa das Confederações da Rússia, que vai ser disputada em junho, foram proibidos pelas autoridades russas de cobrir outros temas além da competição.
Segundo o regulamento de credenciamento divulgado pela Fifa e pelo Comitê Local de Organização, "os representantes da imprensa creditados para a Copa das Confederações cobrirão apenas o evento e acontecimentos relacionados".
"Os jornalistas estarão autorizados a trabalhar nas cidades anfitriãs e em espaços culturais da região", avançou o texto, que especifica que, para cobrir qualquer outro assunto que não tenha relação com a competição, o repórter precisa pedir outro visto de trabalho ao Ministério de Assuntos Exteriores.
O jornal alemão Bild denunciou o processo de credenciamento e ameaçou boicotar a cobertura da Copa das Confederações, se não houver mudanças.
"O processo de credenciamento é normal. Inclusive se tornou mais fácil e os jornalistas registrados poderão cobrir qualquer tema sem nenhum problema", declarou o vice-primeiro ministro russo, Vitali Mutko.
Mutko lembrou que nas Olimpíadas de Inverno de 2014, em Sochi, os jornalistas credenciados "escreviam o que queriam uma semana antes" da competição.
"Na Rússia, há um processo de credenciamento de jornalistas estrangeiros que está em vigor desde 1994", continuou o dirigente. Segundo Mutko, o registro de jornalistas no Ministério de Assuntos Exteriores é obrigatório para todos que desejam trabalhar no país.
A Copa das Confederações começa no dia 17 de junho, em Kazan, e termina dia 2 de julho, em São Petersburgo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.