Topo

Botafogo e Atlético PR estreiam na Libertadores 2017

31/01/2017 16h50

Rio de Janeiro, 31 Jan 2017 (AFP) - O Brasil estreia na Copa Libertadores 2017 nesta quarta-feira, com dois representantes na segunda fase da competição em busca de classificação à fase de grupos: o Botafogo encara o Colo-Colo, do Chile, e o Atlético Paranaense joga contra o Millonarios, ambos em casa.

A competição vai ser jogada em um formato anual pela primeira vez, com 47 clubes disputando a taça mais cobiçada das Américas, e Botafogo e Atlético Paranaense não terão vida fácil se quiseram avançar à fase de grupos, precisando superar duas rodadas anteriores em mata-mata.

O Botafogo volta à competição depois da última participação em 2014. O time do técnico Jair Ventura contratou o meia argentino Walter Montillo para liderar a equipe alvinegra durante o torneio.

Além disso, o clube aposta no fator casa para avançar na competição. A equipe reformulou o estádio Nilton Santos, o Engenhão, dando um tapa no visual e deixando o estádio com a cara da equipe. Cadeiras brancas e pretas fazem o desenho do escudo e das letras do time na arquibancada.

Dentro de campo, porém, o time ainda está em formação e não venceu os seus dois jogos oficiais de 2017, no Campeonato Carioca. Agora a equipe precisa se ajustar para o primeiro dos duelos contra o Colo-Colo, já que a competição continental é o principal objetivo dos botafoguenses e do técnico na temporada.

"Não gostei do início da temporada e o torcedor tem o direito de protestar. Mas nosso objetivo é na quarta-feira. É guerra!" afirmou Jair Ventura, depois do empate contra o Nova Iguaçu.

O Colo-Colo também espera um grande jogo na quarta e tem como missão marcar gols fora de casa para levar uma boa vantagem para a partida de volta, no Chile.

"A Libertadores tem que ser nossa obsessão, somos o Colo-Colo", afirmou o treinador argentino Pablo Guede.

Os valores dos ingressos e o programa de sócio torcedores foram amplamente divulgados e com valores abaixo do mercado. A intenção é transformar o Engenhão num caldeirão.

Os torcedores esperam lotar o estádio e a previsão é que o público seja o maior da história do Engenhão. O recorde de público do Nilton Santos é de 43.810, na inauguração em 2007, com o clássico Botafogo e Fluminense.

Os dois times se enfrentam às 21h45, horário de Brasília. O jogo de volta está marcado para próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

Caso passe pelo Colo-Colo, o Botafogo enfrenta o vencedor do confronto entre Independiente del Valle, do Equador, e Olimpia, do Paraguai.

- Furacão pronto para o jogo-Na mesma hora, o Atlético Paranaense recebe o Millonarios, da Colômbia, na Arena da Baixada, com grandes ambições na competição. Para se preparar para o confronto, o Furacão jogou na última quarta-feira um amistoso contra o Peñarol, do Uruguai, outro time que disputa o torneio continental, mas não saiu do empate sem gol.

O time do técnico Paulo Autuori voltou a empatar no fim de semana, contra o Rio Branco (1-1), pelo campeonato estadual. Na Arena, o time espera contar com o apoio da torcida e não sofrer gols dentro de casa, na quinta participação da equipe na Libertadores.

"O torcedor vai cantar, vai gritar e é importante para a gente. Vamos tentar ter a boa sintonia que a gente sempre tem dentro da arena", falou antes do jogo o goleiro Weverton, campeão olímpico com a seleção brasileira em 2016.

A aposta de Autuori para uma boa campanha na Libertadores são os reforços com experiência na competição continental: o atacante Grafite (ex-São Paulo), os meias Carlos Alberto (ex-Fluminense, Vasco e Corinthians) e Felipe Gedoz (ex-Defensor, do Uruguai) e o lateral Jonathan (ex-Santos e Cruzeiro).

Do lado colombiano, o ponto forte da equipe é o técnico Miguel Ángel Russo, que venceu a Libertadores em 2007 com o Boca Juniors. O time ainda está em construção e tem um plantel com pouca experiência em competições internacionais.

"O Atlético é um time muito forte em casa. Os dois vão tentar passar de fase e o jogo vai ser difícil", falou Russo.

O jogo de volta vai ser disputado em Bogotá, dia 8 de fevereiro, no estádio El Campín.

Quem avançar enfrenta o vencedor do duelo entre Deportivo Capiatá, do Paraguai, e Universitario, do Peru.