Topo

Leicester vence e vai pela primeira vez ao mata-mata da Champions

22/11/2016 19h43

Leicester, Reino Unido, 22 Nov 2016 (AFP) - O Leicester, atual campeão inglês, venceu por 2 a 1 o Brugge, da Bélgica, nesta terça-feira pelo grupo G da Liga dos Campeões, e garantiu com uma rodada de antecedência a liderança da chave e a inédita classificação às oitavas da competição continental.

Em sua primeira participação na maior competições de clubes do mundo, Riyad Mahrez, Jamie Vardy e companhia mostraram que o inesperado título inglês conquistado na temporada passada não foi por acaso.

Jogando em casa, no King Power Stadium, os 'Foxes' precisaram de meia-hora de jogo para definir a vitória e a classificação à próxima fase.

O japonês Shinji Okazaki abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, finalizando de primeira um cruzamento da esquerda. Aos 30, Mahrez converteu com categoria pênalti sofrido por Albrighton.

No segundo tempo, o Leicester administrou a vantagem no placar e segurou o ímpeto de um desesperado Brugge, que via desaparecerem suas últimas chances de pelo menos continuar lutando pela 3ª colocação da chave, sinônimo de vaga na Liga Europa.

De tanto pressionar, os belgas acabaram marcando um gol de honra com o colombiano José Izquierdo, aos 7 minutos do segundo tempo.

O gol foi o primeiro sofrido na Champions pelo Leicester, que, junto com a Juventus (que empatou com o Sevilla 1-1 pelo grupo H), eram as últimas duas equipes que ainda não haviam tido as próprias redes balançadas na competição.

O fim da sequência de jogos sem sofrer gol na Champions, porém, não foi capaz de tirar o sorriso do rosto dos torcedores do Leicester, que com a vitória chegaram aos impressionantes 13 pontos.

O segundo lugar do grupo G pertence ao Porto, que na outra partida da chave empatou sem gol na Dinamarca com o Copenhague (3º com 6 pontos), seu adversário direto pela segunda e última vaga nas oitavas de final.

Portugueses e dinamarqueses definirão na última rodada quem se juntará ao Leicester nas oitavas.

No dia 7 de dezembro, o Porto enfrentará em casa o Leicester, torcendo para que o já classificado clube inglês poupe alguns de seus jogadores. No mesmo dia, o Copenhague encara o Brugge precisando da vitória e de um tropeço português.