Topo

Wada prevê "longo caminho" para que Rússia siga código antidoping

21/11/2016 16h11

Glasgow, 21 Nov 2016 (AFP) - O presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada), Sir Craig Reedie, reeleito no domingo em Glasgow, na Escócia, afirmou à AFP que "o caminho ainda é longo" para que a Rússia esteja conforme o código mundial antidoping, mas não perdeu o otimismo.

"Houve (na Rússia) claras infrações às regras e eles precisavam voltar a estar em conformidade com as regras", declarou Reedie, após reunião do conselho de fundação da Wada. "Não podemos simplesmente dizer: 'Ok, legal, vocês progrediram'... Há um procedimento que está sendo seguido".

Reeleito para um mandato de três anos à frente da Wada, o ex-presidente do comitê olímpico britânico explicou que "o caminho ainda é longo (para a Rússia): acesso às amostras nos laboratórios, cidades inacessíveis, educação, qualidade dos exames... Ainda há muito trabalho, mas está sendo feito".

Acusada de doping de Estado após a divulgação do relatório McLaren, encomendado pela Wada, a Rússia viu mais de uma centena de atletas serem proibidos de disputar os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

"A pergunta é saber quanto tempo vai demorar para que (o presidente russo Vladimir) Putin desfaça as situações que criaram essas infrações", continuou Reedie. "Isso implica algumas consultas e o governo russo tem condições de fazer esse tipo de consulta. É difícil pará-lo".

mam-cha/fbr/am/lg