Topo

Duelo Chelsea-Liverpool é destaque da rodada pós-Champions na Europa

16/09/2016 09h13

Paris, 16 Set 2016 (AFP) - Após o início da fase de grupos da Liga dos Campeões, que sempre rouba as atenções do futebol mundial, a Europa volta a se concentrar em seus campeonatos domésticos e o duelo Chelsea-Liverpool, é o destaque da rodada.

Curiosamente, Chelsea e Liverpool não se classificaram às competições europeias nesta temporada e apostam todas as fichas em brigar pelo título inglês para voltar a brilhar no cenário continental.

Na Espanha, os três grandes favoritos ao título da Liga, Barcelona, Real Madrid e Atlético, venceram suas estreias na Champions e serão favoritos contra adversários mais modestos neste fim de semana, respectivamente Granada, Espanyol e Sporting Gijon.

O Paris Saint-Germain, atual tetracampeão francês, vive início ruim em seu campeonato doméstico e também não conseguiu encontrar o caminho da vitória na Liga dos Campeões, empatando com o forte Arsenal no Parque dos Príncipes.

Agora, terá que remar contra a maré na Ligue 1 e tentará nesta sexta-feira contra o Caen se aproximar dos líderes Monaco e Nice.

Na Itália, o destaque da rodada será o clássico Juventus-Inter de Milão, entre duas das equipes mais populares do país, mas que vivem situações recentes diferentes.

A Juve é a atual pentacampeã da Serie A e já lidera o campeonato de maneira isolada após três rodadas, enquanto a Inter tenta reencontrar as glórias do passado, mas segue tropeçando pelo caminho, perdendo no meio de semana na estreia na Liga Europa para o israelense Hapoel Beer Sheva.

- Chelsea-Liverpool duelam no topo da tabela -A 5ª rodada da Premier League começa já nesta sexta-feira com um duelo entre o Chelsea e Liverpool, dois aspirantes ao título que atualmente pertence ao Leicester (16º), mais perto do rebaixamento do que do bicampeonato.

Fora das competições europeias, Chelsea e Liverpool tem uma boa oportunidade de aproveitar os compromissos continentais dos principais adversários para se posicionar com autoridade no topo da tabela.

Os dois clubes começaram a Premier League com o pé direito. O Chelsea, que será anfitrião na sexta, é o segundo colocado com 10 pontos, a dois do líder Manchester City, enquanto o Liverpool é o sexto com 7 pontos, com ótimas atuações ofensivas, mas ainda alguns erros defensivos que poderão custar carro se não corrigidos.

O líder City, única equipe com 100% de aproveitamento nas quatro primeiras rodadas, encara no sábado o Bournemouth (14º) e tem tudo para se manter na ponta.

Os jogadores comandados pelo espanhol Pep Guardiola voltam para casa depois de superar o primeiro grande teste da temporada, vencendo o arquirrival Manchester United (2-1) no último fim de semana.

Apesar da derrota, os 'Diabos Vermelhos', quarto colocados com 9 pontos, deixaram boa imagem pela luta no segundo tempo no clássico, mas voltaram a tropeçar no meio da semana, derrotados na estreia na Liga Europa pelo Feyenoord (1-0). A busca pela recuperação e para seguir na cola do City continua neste domingo contra o Watford (10º).

- Real quer consolidar liderança -O Real Madrid buscará no domingo contra o Espanyol (15º) se consolidar na liderança na Liga Espanhola, enquanto o Barcelona viaja para encarar o Leganés, após a surpreendente derrota diante do Alavés.

A equipe da capital lidera de maneira isolada o campeonato espanhol depois de golear o Osasuna (5-2) no sábado e tentará aumentar a vantagem sobre os perseguidores, especialmente o Barcelona, (5º), que aparece a três pontos do líder.

Os catalãs encaram no sábado o recém-promovido Leganés (11º) com a moral alta, depois de golear por 7 a 0 o Celtic na Liga dos Campeões em partida inspirada do trio 'MSN'.

Messi, Suárez e Neymar marcaram seis dos sete gols no jogo e certamente estarão em campo juntos novamente.

O outro favorito ao título, o Atlético de Madri, aparece apenas na sétima colocação e tentará se recuperar na competição e se aproximar da ponta contra o Sporting Gijón (3º).

- PSG sem margem para erro -Na França, o Paris Saint-Germain enfrenta na sexta-feira o Caen (10º), em partida em que os comandados do técnico Unai Emery não podem se permitir um terceiro tropeço consecutivo, o que permitiria a Monaco (1º) e Nice (2º) escaparem na tabela.

Depois de perder no Principado para o Monaco e de deixar escapar dois pontos nos acréscimos contra o Saint-Etienne, o PSG voltou a empatar na terça-feira diante do Arsenal, na estreia na Liga dos Campeões. Nesse cenário, e já em setembro, uma vitória diante do Caen se apresenta como vital para tirar um pouco da pressão sobre os jogadores e comissão técnica.

Clima muito mais ameno vive o Monaco, que não sabe o que é perder ainda nesta temporada e que recebe o Rennes (6º) no sábado para se manter na liderança.

Já o Nice de Balotelli, igualado em pontos com o Monaco, mede forças no domingo com o Montpellier (13º) e torce para uma nova boa atuação do atacante italiano, que marcou dois gols em sua estreia na Ligue 1, no último fim de semana.

- Juve e Bayern 100% -Na Itália, a Juventus (1º) já se vê na liderança isolada do Campeonato Italiano com 100% de aproveitamento após três rodadas, mas terá um duelo sempre complicado contra a rival Inter de Milão (11º), que tenta achar uma formação ideal sob o comando do técnico holandês Frank De Boer para reencontrar as glórias do passado, após várias temporadas de mediocridade.

Com três rodadas disputadas, os maiores concorrentes da Juve na briga pelo título aparentam ser o Napoli (2º) e a Roma (3ª).

Os napolitanos, que vêm de vitória na Liga dos Campeões sobre o Dínamo de Kiev (2-1), estarão com a moral em alta contra o Bologna (7º) no sábado, enquanto os romanos, que empataram com o Viktoria Pilsen na Liga Europa, tentarão não deixar a Juventus escapar na tabela e enfrentam a Fiorentina (13ª).

Na Alemanha, o Bayern segue os passos da Juventus e venceu nas duas primeiras rodadas da Bundesliga, na qual já aparece na liderança. Na temporada, são 20 gols marcados e nenhum sofrido, números impressionantes até para o gigante bávaro.

Os comandados do técnico italiano Carlo Ancelotti voltam a campo para defender a campanha perfeita no sábado contra o Ingolstadt (16º) e para se manter à frente do arquirrival Borussia Dortmund (8º), que encara o Darmstadt (12º) e tentará se recuperar da inesperada derrota na semana passada para o Liepzig (1-0).

- Jogos de destaque dos Campeonatos Europeus neste fim de semana:

- Campeonato Alemão (3ª rodada):

- Sábado:

(10h30) Bayern de Munique - Ingolstadt

Borussia Dortmund - Darmstadt

- Campeonato Inglês (5ª rodada):

- Sexta-feira:

(16h00) Chelsea - Liverpool

- Sábado:

(11h00) Hull City - Arsenal

Leicester - Burnley

Manchester City - AFC Bournemouth

- Domingo:

(08h00) Watford - Mánchester United

(12h30) Tottenham - Sunderland

- Campeonato Espanhol (4ª rodada):

- Sábado:

(08h00) Leganés - Barcelona

(11h15) Atlético de Madri - Sporting

- Domingo:

(15h45) Espanyol - Real Madrid

- Campeonato Francês (5ª rodada):

- Sexta-feira:

(15h45) Caen - PSG

- Sábado:

(12h00) Monaco - Rennes

- Domingo:

(10h00) Montpellier - Nice

(15h45) Olympique de Marselha - Lyon

- Campeonato Italiano (4ª rodada):

- Sexta-feira:

(15h45) Sampdoria - Milan

- Sábado:

(13h00) Lazio - Pescara

(15h45) Napoli - Bologna

- Domingo:

(13h00) Inter - Juventus

(15h45) Fiorentina - Roma

am