Topo

Daniel Dias é ouro nos 50 metros costas dos Paralímpicos do Rio

16/09/2016 22h06

Rio de Janeiro, 17 Set 2016 (AFP) - Daniel Dias conquistou nesta sexta-feira mais uma medalha de ouro para o Brasil, na prova de 50 metros costas S5, disputada no Estádio Olímpico de Natação dos Jogos do Rio.

A medalha de prata ficou com o britânico Andrew Mullen, e o bronze foi para o húngaro Zsolt Vereckei.

Daniel Dias dominou a prova desde a largada e terminou com 35.40, acima do seu próprio recorde mundial, de 34.95.

O brasileiro caminha para se tornar o atleta mais vencedor da história da natação Paralímpica. A medalha conquistada nesta sexta-feira foi sua 22ª medalha na modalidade e o coloca a uma medalha do australiano Matthew Cowdrey, ainda o recordista.

Daniel tem 13 medalhas de ouro, 7 de prata e 2 de bronze em Jogos Paralímpicos, enquanto o australiano tem 13 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. Daniel ainda pode superar o rival, já que no sábado disputa os 100m livre classe S5, prova na qual é o atual campeão Paralímpico, e depois compete nos 4x100 m medley.

A outra medalha de ouro do Brasil no dia foi conquistada no Atletismo com Silvania Costa, que venceu uma prova emocionante do salto em distância da classe T11, no Estádio Olímpico do Engenhão. O bronze na prova também foi para o Brasil, com Lorena Spoladore.

Atual campeã mundial e Jogos Parapan-Americanos, a brasileira precisava superar a marca de 4.89 m da rival marfinense Brigitte Diasso se quisesse levar o ouro e não fez feio. Na última tentativa, Silvania saltou para 4.98 m, levando o público brasileiro à loucura.

Para garantir o bronze, Lorena registrou 4.71 m, sua melhor marca nesta temporada.

Nos esportes coletivos, o Brasil conquistou dois bronzes nesta sexta-feira no futebol de 7 e no Goalball masculino.