Topo

Quaresma marca na prorrogação e Portugal elimina Croácia na Euro

25/06/2016 19h18

Lens, França, 25 Jun 2016 (AFP) - Em jogo emocionante apenas nos cinco minutos finais da prorrogação, quando Ricardo Quaresma marcou o único gol do jogo, Portugal derrotou a Croácia por 1 a 0, neste sábado em Lens, e se classificou às quartas de final da Eurocopa da França-2016 para enfrentar a Polônia.

A classificação acabou sendo um feito impressionante para Portugal, que fez uma fase de grupos medíocre, avançando ao mata-mata competição apenas como uma das melhores terceiras colocadas (três empates).

Com a vaga nas quartas no bolso, Portugal viaja agora á Marselha para enfrentar a Polônia, que penou para eliminar nos pênaltis (5-4) a Suíça, depois de empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação.

"Sempre pensamos que era possível. Agora temos que descansar para enfrentar uma grande equipe polonesa", comemorou Quaresma, herói do jogo.

Para os croatas, a eliminação acaba sendo um desperdiço de sua talentosa geração, que conta com jogadores de renome internacional como Luka Modric, Ivan Rakitic, Mario Mandzukic e Ivan Perisic, que sonhavam repetir as glórias dos ex-craques Davor Suker e Robert Prosinecki, que alcançaram o 3º lugar na Copa do Mundo-1998, também em solo francês.

- Jogo truncado -Após surpreender e derrotar (2-1) a Espanha, atual bicampeã europeia, no Grupo D da Euro, a Croácia chegou ao confronto contra Portugal com pinta de favorita.

Para aumentar a confiança dos comandados do técnico Ante Cacic, a Croácia entrou em campo com força máxima. Modric, recuperado de dores na coxa, e Mandzukic, poupado no duelo contra os espanhóis, voltaram a equipe para se juntar aos ótimos Rakitic e Perisic.

Já Fernando Santos, insatisfeito com as atuações de Portugal na fase de grupos, mexeu bastante no time, optando por um time mais novo e fresco, tirando os veteranos Ricardo Carvalho, João Moutinho e Vierinha para a entrada dos jovens José Fonte, Adrien e Cédric.

Apesar das muitas modificações, todos sabiam que Portugal, como sempre, dependeria de sua grande estrela, Cristiano Ronaldo: quando CR7 joga bem, os lusos vão bem. Quando CR7 joga mal, os lusos vão mal.

Os primeiros minutos de jogo confirmaram algo que pôde ser notado com o desempenho de ambas as equipes na fase de grupos: com um excelente meio de campo e contando com jogadores de grande qualidade, a Croácia mandou na posse de bola e no jogo, enquanto Portugal apostou no contra-ataque, mas penou para criar chances de gol, com Cristiano Ronaldo apagado.

Com as duas equipes marcando muito forte, o jogo ficou truncado e a primeira finalização a gol aconteceu apenas aos 25 minutos e foi de Portugal. Em cobrança de falta alçada na área croata, Pepe aproveitou escorregão de Corluka para subir praticamente sozinho para cabecear na marca do pênalti, mas mandou por cima do travessão do goleiro Subasic.

- Nenhum chute a gol -No segundo tempo, para alegria dos torcedores croatas e portugueses que lotaram o estádio Bollaert-Delelis de Lens, a partida ficou muito mais animada, com as duas equipes deixando o empate de lado para buscar a vitória.

Com esta nova mentalidade, chances de gol foram criadas, mas os goleiros continuaram não trabalhando devido à falta de pontaria das duas equipes, como aos 7 minutos, quando Brozovic acertou forte cabeçada após cruzamento de Strinic, mas a bola passou ao lado do gol de Rui Patrício.

Portugal respondeu 5 minutos depois com sua jovem promessa Renato Sanches, que entrou no intervalo no lugar de André Gomes para dar mais qualidade ofensiva à equipe e, em seu primeiro lance, tabelou com João Mario e mandou a bomba da entrada da área, mas a bola foi para fora.

O 'lá e cá' continuou e aos 17 minutos os croatas não abriram o placar por muito pouco. Em outra bola alçada na área portuguesa, Vida se adiantou da marcação lusa na primeira trave e cabeceou forte e cruzado. Rui Patrício só pôde rezar ao ver a bola passar raspando por seu gol.

A 20 minutos do fim do tempo regulamentar, as duas equipes recuaram, voltando a apresentar o medo de sofrer um gol, o que praticamente significaria eliminação, e Cristiano Ronaldo, grande esperança de gols portuguesa, continuou sem tocar na bola.

Para se ter uma ideia, as duas equipes juntas finalizaram 11 vezes (8 da Croácia) no tempo regulamentar, mas nenhum chute foi a gol. Com isso, não houve jeito de desempatar a partida e o duelo foi à prorrogação.

- CR7 finaliza, Portugal avança -No tempo extra, o panorama da partida não mudou... isso até o jogo se aproximar do fim. Aos 12 minutos, uma sequência emocionante definiu o jogo.

No lance, os croatas foram ao ataque em busca do gol da vitória e Kalinic cabeceou colocado um cruzamento da direita. Rui Patricio voou para defender.

No rebote da jogada, Renato Sanches puxou rápido contra-ataque e abriu para Nani, que invadia a área croata pela esquerda.

O habilidoso atacante tentou finalizar de bico e acabou dando sorte, já que o chute desviou na zaga e foi parar no pé de Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid chutou colocado, obrigando Subasic a fazer linda defesa no reflexo, mas a bola sobrou limpa para Quaresma empurrar de cabeça para o gol.

No fim, ainda deu tempo de uma desesperada Croácia tentar empatar na base do famoso 'chuveirinho' e quase conseguiu com Vida, que apareceu na área para finalizar uma bola mal afastada, mas o chute passou raspando pelo gol de Rui Patrício, para delírio dos classificados portugueses.

am