Topo

Mata-mata da Euro começa com CR7, Lewandowski, Bale e clássico britânico

24/06/2016 14h29

Paris, 24 Jun 2016 (AFP) - As oitavas de final começam neste sábado, com três grandes astros em campo: Cristiano Ronaldo tentará levar Portugal à vitória contra a temida Croácia, o polonês Robert Lewandowski espera desencantar contra a Suíça e Gareth Bale será a principal atração do clássico britânico entre País de Gales e Irlanda do Norte.

- 'Lewa' encara o 'ferrolho suíço' -Se a Polônia marcou apenas dois gols em três jogos na primeira fase, isso se deve certamente à seca de Lewandowski.

Artilheiro das eliminatórias, com 13 gols em fez partidas, um recorde, o atacante do Bayern de Munique ainda não conseguiu encontrar o caminho das redes na França.

"Lewa não fez gol, mas não é um problema. Ele fez um ótimo trabalho, tem muita influência no nosso jogo e sabe se sacrificar pela equipe", minimizou o técnico Adam Nawalka.

"Acho que agora o gol vai sair, porque ele está criando cada vez mais chances", profetizou.

Em Saint-Etienne, Lewandowski pode ser a chave para decidir um confronto que promete ser bastante fechado, entre duas seleções com estilo de jogo defensivo. Os poloneses não sofreram um gol sequer na competição e os suíços apenas um.

Ambos tiveram a solidez defensiva colocada à prova contra favoritos, mas conseguiram segurar o empate sem gols com Alemanha e França, respectivamente, embora a 'Nati' tenha levado duas bolas na trave contra os 'Bleus'.

"Os suíços têm uma ótima equipe, uma das melhores da Europa, e são favoritos", afirmou Lewandowski, para jogar mais pressão em cima do adversário.

Para enfim desencantar na competição, 'Lewa' pode se espelhar em Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid passou em branco nas duas primeiras rodadas, desperdiçando até um pênalti, mas acordou na hora do vamos ver, com dois gols decisivos no empate em 3 a 3 com a Hungria que classificou Portugal nas oitavas.

- CR7 x Rakitic em clima de clássico espanhol -A seleção portuguesa foi a única a avançar sem ganhar uma partida sequer e não terá vida fácil diante da Croácia, que uma das equipes que causou a melhor impressão na primeira fase.

Esse duelo poderia ter sido um clássico Ibérico entre Portugal e Espanha, reedição da semifinal da Euro-2012, mas os croatas surpreenderam a todos ao derrotar a 'Roja' de virada por 2 a 1, arrebatando o primeiro lugar do grupo D.

A atual bicampeã, Espanha, ficou do outro lado da chave, com outro adversário indigesto, a Itália, que tentará se vingar da goleada de 4 a 0 que sofreu na final da última edição.

Apesar do destino ter reservado outro caminho aos espanhóis, o confronto deste sábado, em Lens, terá sabor de clássico entre Real Madrid e Barcelona.

Cristiano Ronaldo ainda não sabe se enfrentará seus dois companheiros 'merengues'. Luka Modric ainda é dúvida, depois de perder a partida contra a Espanha por causa de uma lesão muscular sofrida no empate em 2 a 2 com a República Tcheca, enquanto o jovem Kovacic deve ficar no banco, como acontece no Real.

A única certeza é que CR7 terá pela frente um dos grandes destaques do rival catalão, Ivan Rakitic, que supriu muito bem a ausência de Modric ao marcar um golaço contra a Espanha.

"Assistimos a um resumo da partida entre Croácia e Espanha e não é todos os dias que os espanhóis são derrotados", alertou Cristiano, que só precisa balançar as redes uma vez para igualar o recorde do francês Michel Platini, maior artilheiro da história da Euro, com nove, todos marcados na edição de 1984.

O astro do Real precisou de 12 anos para chegar a oito, mas é o único a ter deixado sua marca em quatro edições do torneio.

- Clássico britânico depois do Brexit -No plebiscito que deixou o Reino Unido rachado, a maioria dos galeses voltou a favor da saída da União Europeia, ao contrário dos norte-irlandeses, que cogitam até uma reunificação com a República da Irlanda.

No futebol, porém, as duas nações britânicas não querem saber de deixar o 'Bloco' da Eurocopa.

No Parque dos Príncipes, o País de Gales é franco favorito, por ter terminado em primeiro lugar da sua chave, na frente de outra vizinha, a Inglaterra.

O 'Príncipe' de Gales é o astro Gareth Bale, que foi o grande destaque individual da primeira fase, liderando a artilharia com os mesmos três gols do espanhol Morata, dois deles em cobranças de falta, a principal arma dos 'Dragões'.

Já Irlanda do Norte, se classificou por um triz, por ter sido a última das quatro seleções classificadas em terceiro lugar.

A principal estrela da seleção norte-irlandesa é um jogador que não atuou um minuto sequer no torneio, um atacante de terceira divisão inglesa que inspirou o grande hit dessa Eurocopa, "Will Grigg's on fire".

Programação deste sábado nas oitavas de final da Eurocopa (horário de Brasília):

(10h00) Suíça - Polônia, em Saint-Etienne

(13h00) País de Gales - Irlanda do Norte, em Paris

(16h00) Croácia-Portugal, em Lens

- Prováveis escalações:

Suíça: Yann Sommer; Stephan Lichsteiner (cap), Fabian Schaer, Johan Djourou, Ricardo Rodríguez; Valon Behrami, Granit Xhaka; Xherdan Shaqiri, Blerim Dzemaili, Admir Mehmedi; Breel Embolo. T: Vladimir Petkovic.

Polônia: Lukasz Fabianski; Thiago Cionek, Kamil Glik, Michal Pazdan, Artur Jedrzejczyk; Grzegorz Krychowiak, Tomasz Jodlowiec, Bartosz Kapustka, Piotr Zielinski; Arkadiusz Milik; Robert Lewandowski (cap). T: Adam Nawalka.

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra).

País de Gales: Hennessey - Gunter, Chester, Williams, Davies, Taylor - Ledley, Allen, Ramsey - Robson-Kanu (o Vokes), Bale. DT: Chris Coleman.

Irlanda do Norte: McGovern - Hughes, McAuley, Cathcart, J. Evans - C. Evans, Norwood, Davis, Ward, Dallas - Washington (o Lafferty). T: Michael O'Neill.

Árbitro: Martin Atkinson (ING)

Croácia: Subasic - Srna, Corluka, Vida, Strinic - Brozovic, Modric, Rakitic, Badelj, Perisic - Mandzukic. T: Ante Cacic

Portugal: Rui Patricio - Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho, Guerreiro - Moutinho, João Mario, William Carvalho - André Gomes, Nani, Cristiano Ronaldo. T: Fernando Santos

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (ESP).