Topo

COI anuncia que Rússia e Quênia estão sob forte vigilância em todos os esportes

21/06/2016 17h49

Lausana, Suíça, 21 Jun 2016 (AFP) - Rússia e Quênia estão sob estreita vigilância antes dos Jogos Olímpicos do Rio: para o Comitê Olímpico Internacional (COI), a apenas seis semanas do evento, há sérias dúvidas sobre a presunção de inocência dos atletas dos dois países, e não apenas no atletismo.

"Há sérias dúvidas sobre a presunção de inocência dos atletas russos e quenianos", afirmou Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), ao fim de uma reunião que abordou a questão da possível presença dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio (5-21 agosto).

Para poder comparecer às Olimpíadas do Rio, "os atletas destes países deverão ser declarados elegíveis por suas federações internacionais respectivas, depois de uma avaliação individual", disse o presidente do COI, que destacou uma decisão tomada "por unanimidade" pelos representantes presentes em Lausanne.

A menção a "respectivas federações internacionais" dá a entender que há mais esportes afetados, além do atletismo, apesar de Thomas Bach não ter mencionado qualquer outra modalidade.

"Cada federação internacional deve tomar uma decisão sobre a elegibilidade de seus atletas. Neste processo, a ausência de controles antidoping positivos no país não deve ser considerada suficiente. As federações internacionais deverão levar em consideração outros exames, supervisionados e aprovados pelas autoridades internacionais", especialmente a Agência Mundial Antidoping (Wada).

COI confirma decisão da IAAF sobre a RússiaO COI renovou nesta terça-feira o apoio sem contestação à decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), anunciada na sexta-feira, de prolongar a suspensão da Federação Russa, privando de fato a grande maioria dos atletas russos dos Jogos Rio-2016.

"A reunião de cúpula confirma, respeita e aprova a decisão tomada pela IAAF na sexta-feira", declarou o presidente do COI, Thomas Bach.

Ao mesmo tempo, o dirigente informou que os atletas russos não suspeitos de doping selecionados pela IAAF poderão participar nos Jogos Olímpicos do Rio com a bandeira da Rússia e não sob a bandeira olímpica, como seria o caso dos refugiados.

"Participarão com as cores russas porque apenas os membros afiliados ao comitê olímpico nacional podem participar nos Jogos Olímpicos. No entanto, o comitê nacional olímpico russo não está suspenso", explicou.

A bicampeã olímpica do salto com vara Yelena Isinbayeva já havia rejeitado a ideia de disputar os Jogos sob a bandeira olímpica.

"Sou russa, tenho um país, tenho uma bandeira", disse.

"Nossa equipe não boicota os Jogos Olímpicos e não há uma guerra em nosso país. Não temos nenhuma razão para participar sob a bandeira olímpica".

O problema para Isinbayeva é que os critérios estabelecidos pela IAAF para se tornar elegível abrem brecha, a princípio, apenas para atletas que treinam fora da Rússia, cujo sistema de controles antidoping é considerado insuficiente.

Desta forma, a 'Czarina', que treina na Rússia, teria chances remotas de ser aceita, assim como Sergey Shubenkov, atual campeão mundial dos 110 m com barreiras.

Mesmo assim, Isinbayeva disse continuar sonhando com o tricampeonato no Rio. "Hoje, devo admitir que, no fundo, ainda há esperança. Ontem, eu estava desesperada, mas hoje, estou muito otimista", afirmou.

Além do atletismo, também estão na mira russos e quenianos de outras modalidades.

O COI não citou nenhum esporte especifico, mas o levantamento de peso é um dos mais suspeitos, depois de revelar dez casos de doping em nova análise de amostras dos Jogos de Londres-2012, como o medalhista de prata Apti Aukhadov.

A natação também deve sofrer um controle maior, após a Wada anunciar investigações sobre competidores da Rússia e da China.

Parlamento russo acusa "boicote"Presidente do Comitê Olímpico russo, Alexandre Joukov considerou o banimento do seu país "uma humilhação e uma injustiça extrema".

"Seria justo tirar Yelena Isinbayeva dos Jogos do Rio, onde estará Justin Gatlin (velocista americano), que já foi suspenso duas vezes por doping?", indagou o dirigente.

Deputados do Congresso russo acusaram a IAAF de estar empregando uma ferramenta de segregação da época da Guerra Fria.

Os 429 deputados russos aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira uma resolução em que classificam de "boicote" e de "violação dos Direitos Humanos" a decisão de excluir os atletas russos de todas as competições internacionais.

"Parecia que o tempo em que se usava o esporte como instrumento de luta política organizando um boicote aos Jogos Olímpicos por desavenças políticas era coisa do passado", lamentou a Duma, câmara baixa do Parlamento russo.

"Mas há pessoas que tentam reutilizar essa arma que cheira a naftalina", continuou, em alusão ao boicote de 1980 aos Jogos Olímpicos de Moscou pelos ocidentais, em represália à invasão do Afeganistão pela tropas soviéticas, em 1979.

Em resposta, a União Soviética optou por não participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

ebe-fbr/fp/am