Topo

COI alerta para 'cronograma tenso' do velódromo do Rio-2016

27/05/2016 15h55

Lausana, Suíça, 27 Mai 2016 (AFP) - Os atrasos nas obras do velódromo que receberá as provas de ciclismo de pista dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 deixaram o cronograma "muito tenso", avaliou um alto dirigente da entidade, que estabeleceu o dia 25 de junho como novo prazo de entrega.

"A pista já foi construída, mas o resto da obra e os testes a serem realizados pela União Ciclista Internacional (UCI) são previstos até o dia 25 de junho", declarou Chistophe Dubi, diretor do COI encarregado dos Jogos, que está no Rio atualmente.

"Podemos validar esse prazo na esperança de que seja cumprido, mas o cronograma está muito tenso", acrescentou o dirigente à AFP.

"O velódromo e uma instalação pela qual esforços consideráveis precisam ser feitos. O prefeito do Rio (Eduardo Paes) vai pessoalmente ao local várias vezes por semana", ressaltou Dubi.

Em março, o presidente da UCI, Brian Cookson, já havia ligado o sinal de alerta em relação aos atrasos da construção do velódromo e reiterou sua preocupação nesta semana.

O evento-teste que estava previsto para acontecer em abril foi cancelado, o que aumentou ainda mais a tensão.

"É óbvio que quando se vê o estado do velódromo hoje, existe uma pressão máxima do lado da UCI", reconheceu Dubi.

O presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, viaja na semana que vem a Suíça, onde fará um balanço dos preparativos diante da sede do COI, na próxima quinta-feira, em Lausanne.

Os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul acontecerão na Cidade maravilhosa de 5 a 21 de agosto.